Porto Velho/RO, 30 Março 2024 08:21:40
Diário da Amazônia

Distrito de Surpresa tem obras inauguradas

Unidade de saúde e escola reconstruída em parte alta do distrito levaram o governador ao local.

Por Redação e Assessoria
A- A+

Publicado: 18/02/2017 às 07h05min

Escola foi reconstruída na parte alta após ser invadida pelas águas da enchente de 2014

Obras importantes foram entregues pela governo Estadual na quinta-feira para os 1,2mil moradores de Surpresa, distrito do município de Guajará-Mirim. A nova Escola Municipal de Ensino Fundamental São Judas Tadeu, a Unidade de Saúde Antônio Elias Teixeira e o refeitório da Escola Estadual Salomão Melgar fazem parte de iniciativas para tirar a localidade do isolamento. O passo seguinte é transformar a pacata localidade num centro de produção de conhecimento, artes, turismo e, como ocorre em todo o Estado, alimentos.

O distrito, onde os rios são o meio mais prático de chegar e sair, recebeu a visita do governador Confúcio Moura, que prometeu retornar outras vezes para levar mais benefícios. Um deles, que foi comemorado pelos moradores, é o serviço de internet e telefonia móvel. Também foram a Surpresa secretários de Estado e parlamentares. Eles anunciaram que haverá apoio irrestrito para a localidade se desenvolver.

Construída originalmente na parte baixa do distrito, próximo ao porto, a Escola São Judas Tadeu foi duramente afetada pela enchente de 2014. A destruição interna foi quase total. O prédio ficou de pé, mas a estrutura ficou comprometida. As marcas nas paredes indicam até onde as águas alcançaram.

“Foi um tempo de muito sofrimento para os professores e alunos. Tivemos que dar aulas em locais que não estavam preparados para nos acolher”, lembrou a diretora Maria Cruz Alves Guassace. Mas isto é passado. Ela tem orgulho das novas instalações, agora na parte alta da localidade.

O prédio tem o que é de mais moderno numa escola. Ali serão recebidos, na próxima semana, 116 alunos, pela manhã e tarde, além da turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “É um sonho que se realiza”, comemorou a diretora. A obra saiu no prazo previsto de contratação. Com situação financeira abalada, a prefeitura de Guajará-Mirim não teria recursos para executar a obra.

Antônio Elias Teixeira, que dá nome à unidade, foi pioneiro no distrito. Chegou a Surpresa em 1975, quando havia apenas nove famílias. Tornou-se um defensor intransigente da saúde dos moradores. Seus filhos, Francimar, Francivalter e Francineia estavam presentes ao ato de estrega das instalações.

Atendimento médico efetivado com nova unidade

Acompanhado da comitiva, o governador entregou a Unidade Básica de Saúde Antônio Elias Teixeira. Mesmo sob uma chuva fina, muitos moradores estavam presentes. E isto se justifica. Surpresa é carente de quase tudo.
O atendimento médico, por exemplo, vai ser efetivo a partir de agora. Antes, os doentes tinham que pagar R$ 200 para ir e voltar de barco a Guajará-Mirim.

A unidade tem equipamentos modernos, salas para diversos tipos de serviços e profissionais que recebem tratamento diferenciado. Os moradores avaliaram e disseram que nem Guajará-Mirim, a sede do município, tem “um posto tão bom assim”.

O distrito também ganhou reforço do programa Mais Médicos. O clínico Roberto Gonzalez chegou há duas semanas e já conquistou os moradores. Não faltam elogios ao seu comportamento.

Foi na Escola Estadual Salomão Melgar que as inaugurações foram formalizadas. Os investimentos ficaram na casa dos R$ 2,3 milhões. Lá também foi entregue o novo refeitório do estabelecimento e apresentadas as reformas que vão beneficiar os 180 alunos atendidos e o corpo de professores.

A passagem do governador Confúcio Moura por Surpresa, segundo ele próprio, será seguida de outras. O pacote de intervenções do Estado prevê, também, cursos para que os moradores desenvolvam habilidades para produzir produtos locais e comercializá-los até internacionalmente, se quiserem.

“Voltarei para anunciar mais boas novidades para vocês. Inclusive a internet e telefonia rural. Vocês vão pode usar ‘zap zap’ à vontade”, brincou.



Deixe o seu comentário