Porto Velho/RO, 24 Março 2024 20:35:31
Diário da Amazônia

Doação de sangue diminui 30% no hemocentro de Ji-Paraná

O gerente também informou que a demanda de maior de sangue são dos tipos O+ e A+.

Por J. Nogueira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 29/12/2017 às 06h35min

A unidade do Hemocentro de Ji-Paraná precisa urgentemente do retorno dos doadores de sangue. Nos últimos dois meses a presença das pessoas cadastradas, diminuiu mais de 30% deixando a equipe de servidores preocupados com o período de festejora, na passagem do ano.s de Natal, e ago

A cidade terá a chamada Festa da Virada, e com isso, caso necessário, o estoque de sangue necessita sempre de manter em nível estável, segundo o médico Luiz Carlos de Souza, já que demanda continua aumentando.

Luiz Carlos explicou que nos últimos meses do ano, muitas festas são realizadas, o consumo de bebidas aumenta assustadoramente, e consequentemente, os índices de acidentes, e outros tipos de ocorrências também seguem na mesma situação como esfaqueamento, pessoas baleadas entre outros, e em praticamente todos os casos as vítimas necessitando de sangue, tanto nas unidades públicas (hospitais) quanto na rede particular de saúde.

“Todos obtém as bolsas de sangue aqui no Hemocentro, e esse sangue é doado voluntariamente, mas antes, o Estado precisa prepará-lo para ser posteriormente usado, e assim, salvar vidas”, lembrou.

Esta semana, uma das poucas doadoras no Hemocentro de Ji-Paraná foi a administradora de empresa, Luciene Paiva frequentadora da unidade viu a necessidade de ajudar o pai precisando de sangue para se recuperar de uma enfermidade, se transformando em doadora voluntária desde 2013. “Esse é gesto que somente a gente descobre quando precisamos ajudar alguma pessoa próxima de nós, seja um amigo ou um membro de nossa família”, declarou.

Regional

Luiz Carlos informou que o Hemocentro, além de Ji-Paraná, com mais de 150 mil habitantes, também estende seus serviços para outros 13 municípios da região central do Estado, entre os quais, Presidente Médici, Jaru, Ouro Preto, Vale do Paraíso, Nova União, Mirante da Serra, Teixeirópolis, Alvorada, São Miguel, São Francisco, Vale do Anari e Theobroma, além de 450 bolsas para os 150 pacientes da hemodiálise de Ji-Paraná.

Tipos

O gerente também informou que a demanda de maior de sangue são dos tipos O+ e A+. Na sequência negativos, A- e O-. Ele lembrou que homens podem boas condições de saúde, idade entre 18 e 65 anos e peso igual ou superior a 60 quilos. (J. NOGUEIRA).



Deixe o seu comentário