Porto Velho/RO, 25 Março 2024 10:37:41

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 08/08/2018 às 07h00min

A- A+

…E a vaca tossiu

O fator mais preocupante das eleições presidenciais não é a impossibilidade legal da candidatura de Lula, mas a fulanização que isso..

O fator mais preocupante das eleições presidenciais não é a impossibilidade legal da candidatura de Lula, mas a fulanização que isso acarreta: os partidos pensam apenas no fulano e nos minutos que terá na TV, no máximo em um vice que não o traia. Não existem projetos para a nação além das peças publicitárias fulanizadas paridas pelos marqueteiros.

Em desastre anunciado, os brasileiros elegerão um presidente com elevadíssima rejeição e um Congresso indiferente à perniciosa tradição de candidatos que escondem suas verdadeiras intenções. Ao assumir, Collor seqüestrou a poupança, FHC disse para esquecerem o que escreveu, Lula entregou o governo a Palocci e Meirelles, com Dilma a vaca tossiu.

As lideranças amazônicas se queixam que os presidenciáveis não têm propostas efetivas para os problemas específicos da região, a começar pela insegurança de uma vizinhança tóxica, que ao aposentar as guerrilhas sem abolir o populismo se vê ameaçada pela pobreza e a criminalidade.  

Já que, segundo Aristóteles, a natureza abomina o vácuo, o vazio de propostas dos presidenciáveis para a Amazônia é preenchido pelo banditismo. Como diria o mais rejeitado e ainda assim o preferido entre eles, nunca antes na história da Amazônia houve tanta biopirataria.

……………………………………………………..

Planos de governo

Com a homologação dos sete candidatos ao governo de Rondônia espera-se agora a apresentação dos seus respectivos planos de governo. Sabe-se que os formadores de opinião, sempre com grande influência nas eleições, dão muito valor para este quesito. O horário eleitoral (argh!) deverá trazer as prioridades dos candidatos nesta temporada.

A nominata

A nominata para a Câmara dos Deputados da aliança PSDB/DEM/PRB/PSD traz um “grupo da morte”. São três deputados federais – Mariana, Expedito Neto e Lindomar Garçon – para presumíveis duas cadeiras, já que os demais candidatos desta composição têm fraca densidade eleitoral, exceto o vice-prefeito de Ariquemes Lucas Follador.

Vices definidos

Os três principais blocos definiram seus vices no final de semana. Acir Gurgacz, com o ex-presidente da Assembléia Legislativa Neodi Carlos; Expedito Junior com o vereador Mauricio Carvalho Fernandes, Maurão de  Carvalho hesitava entre Jaime Gazola e uma lista triplice. A composição dos vices e suplentes ao Senado indicam uma disputa entre as faculdades Finca x São Lucas.

A constituição

Na segunda-feira a Constituição de Rondônia completou 35 anos. Um trabalho de fundo, tendo na presidência da Casa de leis naquela época José de Abreu Bianco, que depois se tornou governador e Amizael Gomes da Silva (já falecido) e Amir Lando como protagonistas. A promulgação ocorreu no ginásio Claudio Coutinho, numa cerimônia que entrou na história de Rondônia.

Bicadas no ninho

As nominatas para a Assembléia Legislativa do PSDB e partidos alinhados não aceitaram o vereador Mauricio Carvalho – e toda a estrutura  da FIMCA – para disputar cadeira à Assembléia Legislativa. Rifado da lista, ao apagar das luzes, foi acomodado como postulante a vice-governador, jogando-se Edésio Fernandes (PRB) para disputar uma cadeira ao Senado.

Via Direta

*** Não foi em publico, como ocorreu no MDB, mas nos tucanos também rolaram entreveros por conta da definição de nominatas a cargos proporcionais *** Irma Fogaça, aliada do Maurão, foi homologada candidata a Assembléia Legislativa pelo PHS em aliança com o PC do B, de Hermínio Coelho *** Irma e Maurão estarão na mesma aliança *** O milheiro de tijolos já esta quase R$ 400,00 neste verão na capital. No inverno o preço era mais acessível, encontrado até R$ 250,00.

 


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas