Porto Velho/RO, 28 Março 2024 10:32:37

A economia se recupera de Norte a Sul

A pesar da região Norte ter apresentado resultados negativos na geração de empregos, conforme apontou os últimos números do Cadastro..

A- A+

Publicado: 22/02/2018 às 06h35min

A pesar da região Norte ter apresentado resultados negativos na geração de empregos, conforme apontou os últimos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, a crise passou bem longe em Rondônia.

O bom resultado nas vendas no período que antecedeu o carnaval reforça o otimismo do comércio para os próximos meses de recuperação da economia. Ji-Paraná, no último Caged, foi o município de Rondônia que mais gerou emprego no ano passado, superando Porto Velho, a capital do Estado.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio) aposta na virada da economia e começa a visualizar no final do túnel uma boa recuperação dos postos de trabalho; uma alta de 2,6% em janeiro na comparação com o ano anterior, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).

As vendas de passagens aéreas também avançaram no ano passado e o carnaval na região Nordeste e Sul comemora o movimento ascendente de turistas na rede hoteleira e no comércio.

Na série regional com ajuste, o volume de venda das atividades turísticas cresceu em Santa Catarina (10,2%), Rio Grande do Sul (6,2%), Bahia (5,8%), Minas Gerais (5,7%), Espírito Santo (5,4%), Pernambuco (3,0%), Goiás (1,6%) e Paraná, Rio de Janeiro e Ceará (todas com 1,4%). Houve quedas no Distrito Federal (-1,0%) e em São Paulo (-3,8%).

Em dezembro de 2017, o setor de serviços cresceu 1,3% em relação a novembro (série com ajuste sazonal), após subir 1,0% em novembro e recuar 0,5% em outubro. Em relação a dezembro de 2016 (série sem ajuste sazonal), o volume de serviços cresceu 0,5%, interrompendo a série de 32 resultados negativos nessa comparação. A taxa acumulada no ano e em 12 meses ficou em -2,8%.

Por atividades, na série com ajuste, houve altas nos segmentos de Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (2,3%); Serviços profissionais, administrativos e complementares (0,6%) e Outros serviços (0,7%), sendo que os dois primeiros segmentos avançaram pelo segundo mês consecutivo, com variações de 0,9% e 0,8%, respectivamente, em novembro.
Se não houvesse eleição este ano, o Brasil apresentaria um crescimento bem maior. O mercado internacional está focado no processo eleitoral de outubro e os investidores aguardam o Governo Federal autorizar novos investimentos em infraestrutura e transporte.

A economia de Rondônia teve bom desempenho no último ano em função do agronegócio. Novos projetos estão em andamento para este ano nos Estados, mas é necessário um apoio maior do Governo Federal na questão da infraestrutura e logística.



Deixe o seu comentário