Porto Velho/RO, 22 Março 2024 09:29:58
Diário da Amazônia

EFMM ganha exposição na Casa Ivan Marrocos

A mostra ‘Trilhos do Tempo’, aberta ontem, levou cerca de quatro anos para ser finalizada.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 06/06/2017 às 06h00min

Para quem mora em Porto Velho ou está de passagem na cidade e quer conhecer o surgimento da capital de Rondônia, poderá visitar a coleção de quadros sobre a história da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, que deu origem à cidade, aberta ontem na Casa da Cultura Ivan Marrocos.

A exposição ‘Trilhos do Tempo’, que traz uma coleção com 20 telas sobre a estrada de ferro, e que acabara de passar pelo estado de Mato Grosso, levou cerca de quatro anos para ser finalizada.

O artista plástico Amaury Dantas pintou os quadros com imagens do fotógrafo oficial da construtora, Dana Merril, disponibilizadas pelo escritor do livro “A Ferrovia do Diabo”, Manuel Rodrigues Ferreira.

“Durou 4 anos, pois quando tive o contato com as imagens vi que elas eram em preto e branco e tive que fazer o trabalho de pesquisa para saber quais as cores usavam na época”, diz Amaury. De acordo com o artista, na época tiveram vários povos aqui no Estado, como asiáticos, barbadianos e povo Hindu como poderá se ver em um dos quadros.

Com apoio dos governos de Rondônia e de Mato Grosso, e as prefeituras de Mirassol D’Oeste e de Porto Velho e curadoria de Margot Paiva, os quadros levam a história passo a passo que vão desde o primeiro contato que os construtores da ferrovia tiveram com o povo da Vila Teotônio.

Com entrada gratuita, os quadros além de dar asas a imaginação, também fortalece o conhecimento histórico.



Deixe o seu comentário