Porto Velho/RO, 24 Março 2024 19:59:24
RONDÔNIA

EFMM será tema de nova audiência dia 28

A revitalização da Estrada de Ferro é um dos temas que deverão ser tratados.

Por Jaylson Vasconcelos Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 04/08/2017 às 05h00min

A revitalização da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será debatida na audiência

Está sendo programada para o dia 28 deste mês, em local ainda a ser definido, uma audiência para tratar sobre questões relacionadas à Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, principalmente diante da necessidade de um processo de revitalização e de restauração do Parque Ferroviário, na capital, tombado como patrimônio histórico estadual. A audiência foi anunciada durante evento realizado terça-feira, dia 1º, na Praça Madeira-Mamoré, para comemorar os 105 de anos da construção da Ferrovia.

A superintendente do Iphan, Delma Batista, que esteve presente ao evento, mostrou-se otimista quanto à nova audiência marcada para o dia 28, destacando que a EFMM é um marco muito importante. “A história da cidade de Porto Velho e do Estado de Rondônia está aqui, onde tudo começou. Este é um patrimônio de suma importância para todos nós, e que deve ser preservado. Infelizmente ele está deste jeito que vemos, não do jeito que queríamos que fosse, revitalizado e restaurado, mas muito em breve nós vamos conseguir isso”, disse. Para George Telles, vice-presidente da Associação dos Ferroviários, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré já passou por diversos desgastes com o tempo. Ele explica que, devido aos projetos de gestões anteriores, o complexo ferroviário sofreu danos irreparáveis, como o alargamento da vila dos ferroviários e a construção de quiosques, contrariando a lei de tombamento. “Este evento visa despertar as autoridades para que venham aqui e possam ver o que o complexo ferroviário está precisando”, relatou.

Em edições anteriores o Diário já mostrou o abandono do espaço, onde as locomotivas estão consumidas pela ferrugem e na época os galpões estavam tomados pelo mato. Na audiência marcada para o dia 28 deste mês a revitalização do complexo é a parte essencial dos debates. Na audiência, os projetos deverão ser apresentados pela prefeitura, desde que não sejam divergentes das leis de tombamento do Iphan nacional, como a decisão da portaria 231/2007, que proíbe a implantação de atividades comercias no local.



Deixe o seu comentário