Porto Velho/RO, 21 Março 2024 16:42:41
Diário da Amazônia

Eleição de 2016 foi a maior da história do TSE

Foram mais de 118 milhões de eleitores nos 5.568 municípios em todo o País.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 20/07/2017 às 05h15min

Aplicativos, como o Pardal para apresentação de denúncias, foram algumas novidades

Com mais de 118,757 milhões de eleitores indo às urnas nos 5.568 municípios para escolher seus representantes, entre prefeitos e vereadores, a Justiça Eleitoral realizou a maior eleição municipal da história no ano passado. Esse número corresponde a 82,4% do total de 144.088.912 eleitores aptos a votar no pleito anterior. Para que tudo ocorresse dentro da normalidade, mais de dois milhões de mesários foram convocados a trabalhar, além dos servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral que muito antes já trabalhavam para a realização da votação.

Entre as várias inovações tecnológicas para a última eleição municipal, como aplicativos que permitiam interação com o eleitor em tempo real, destaque para o trabalho conjunto de fiscalização das contas eleitorais que foi feito por uma força-tarefa composta pela Justiça Eleitoral, Receita Federal do Brasil, Polícia Federal, Tribunal de Contas da União (TCU) e Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), que certamente será um legado para as Eleições Gerais de 2018.

A eleição em 2016 ocorreu sem registro de fraude ou algo que pudesse comprometer a lisura e integridade do processo. Dessa forma, para garantir a segurança do sistema eletrônico de votação, antes da eleição, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou o Teste Público de Segurança (TPS) 2016 do Sistema Eletrônico de Votação.

O teste serviu para que integrantes da sociedade pudessem contribuir para identificar possíveis vulnerabilidades e falhas relacionadas à violação da integridade ou do anonimato dos votos, e apresentar soluções de aperfeiçoamento do sistema eletrônico de votação. Dos oito planos de testes, três foram bem-sucedidos, apesar de que somente dois apresentaram contribuições importantes que demandaram ajustes.

Por causa da insegurança pública, tropas federais auxiliaram na segurança e na manutenção da ordem pública em 467 municípios de 14 Estados. As eleições contaram ainda com o aplicativo Pardal, solução inovadora que possibilitou aos eleitores notificar irregularidades e não conformidades nas campanhas. A ferramenta foi lançada pelo TSE no dia 18 de agosto e até o primeiro turno das eleições recebeu 32.070 registros. (Ascom TSE)



Deixe o seu comentário