Porto Velho/RO, 23 Março 2024 20:43:56
Diário da Amazônia

Eleições no Amazonas terão Forças Armadas

Decreto de Temer autorizando o envio da tropa foi publicado na edição de ontem do DOU.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 26/07/2017 às 06h40min

Tropas das Forças Armadas vão reforçar segurança nas eleições do Amazonas dia 6

Decreto assinado na segunda-feira pelo presidente Michel Temer (PMDB) e publicado ontem no Diário Oficial autoriza o envio de militares das Forças Armadas para reforçar a segurança durante a eleição direta que escolherá o novo governador do Amazonas, no próximo dia 6. De acordo com o decreto de Temer, as localidades e o período de ida e permanência dos militares no Estado serão definidos conforme requisição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O pleito suplementar foi determinado em maio pelo TSE. Por 5 votos a 2, os ministros mantiveram a cassação do então governador de Amazonas, José Melo (Pros) e do vice Henrique Oliveira (SD), por compra de votos nas eleições de 2014. Além da cassação, os ministros da corte eleitoral determinaram a realização de novas eleições.

A ação que resultou na decisão da Justiça Eleitoral foi proposta pela coligação “Renovação e Experiência”, cujo candidato em 2014 foi o senador Eduardo Braga (PMDB). Ele acabou derrotado por Melo na disputa eleitoral.

O governador e o vice foram cassados pelo TRE-AM em 2016 permaneceram nos cargos durante a análise dos recursos, conforme decisão do próprio tribunal. Em maio passado, o TSE manteve a decisão.

No julgamento do TSE, a maioria dos ministros entendeu que houve compra de votos por uma assessora de confiança de Melo, Nair Blair. Ela foi flagrada no comitê de campanha com R$ 7.700, além de recibos e planilha que mostravam o repasse de dinheiro a eleitores.

Visita

A pouco menos de duas semanas das eleições suplementares do Amazonas, o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, reúne-se hoje com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral daquele Estado (TRE-AM), desembargador Yedo Simões, para acompanhar os preparativos.

Às 11h30m Gilmar Mendes concede entrevista coletiva aos jornalistas, no Centro de Divulgação das Eleições (CDE), instalado no 4º andar do edifício-sede do TRE-AM. Ele também já confirmou presença no CDE no dia 6 de agosto, quando também participará das coletivas à imprensa.



Deixe o seu comentário