Porto Velho/RO, 28 Março 2024 06:38:38
Diário da Amazônia

Em 2050, o Brasil terá 3 vezes mais idosos do que hoje

As estimativas são do presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

A- A+

Publicado: 25/11/2016 às 10h15min

O número de idosos no Brasil, considerando as pessoas com mais de 60 anos, deverá mais que triplicar até 2050, atingindo 66,5 milhões de pessoas, das quais 3,6 milhões com mais de 90 anos e 300 mil acima de cem anos. As estimativas são do presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Junto com o número maior de idosos vivendo mais, haverá menos jovens, o que vai reduzir a chamada população economicamente ativa, que produz a riqueza que vai sustentar a Previdência Social e a economia em geral.

E as projeções apontam que, em 2050, os idosos representarão 52% da população ativa, ou seja, haverá dois trabalhadores para cada idoso. “O número de idosos será 3,4 vezes maior do que era em 2010, e teremos 3,6 milhões com 90 anos e mais de 300 mil centenários”, alertou.

Esses números demonstram a necessidade urgente de o país repensar seu sistema de previdência, para garantir não só renda, como atendimento médico para essa população, alerta o Presidente do IPEA.

Idosos e planos de saúde

Segundo a presidente da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), Solange Beatriz. O sistema de saúde suplementar tem hoje 6,1 milhões de beneficiários com mais de 60 anos, o que encarece o sistema como um todo. “Idosos têm doenças crônicas, de trato continuado, complexo e caro”, explica ela.

Dada essa notícia, podemos resumir algumas coisas, tais como:

-A população Brasileira está envelhecendo
-A aposentadoria do governo que já é um caos hoje, se não reformada, será um caos gigantesco daqui a alguns anos
-A saúde ficará cada vez mais cara para os Brasileiros
-Haverá muitos idosos sem ter o que comer e dependendo dos filhos, parentes e abrigos

Com esse resumo, o que você está esperando para começar agora mesmo a guardar dinheiro, poupar e investir na sua própria aposentadoria?

Vai esperar pela aposentadoria do governo?

Reflita sobre isso.

Até a próxima semana!



Deixe o seu comentário