Porto Velho/RO, 24 Março 2024 03:40:28
PLANTÃO DE POLÍCIA

Em apenas 3 dias, 15 presos conseguem fugir da prisão

Três presos fugiram do Pandinha. No sábado (9), outros 12 apenados fugiram do 470.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 12/12/2017 às 05h40min

Na madrugada de ontem, segunda-feira (11), os apenados, Jorge S. A., Eduardo S.O. e Gilson Carlos F. C. fugiram da Penitenciária de Médio Porte, conhecido como Pandinha. É a segunda fuga registrada de um presídio em menos de três dias. A Secretaria de Justiça (Sejus) investiga a fuga.

Segundo os agentes penitenciários, os presos serraram a grade da cela e pularam o muro dos fundos da cadeia e fugiram pelo mato por volta da 1h. Logo após a fuga foram feitas buscas na região, mas ninguém foi encontrado.

De acordo com os agentes, eles já haviam enviado um documento para a Sejus relatando diversos problemas na unidade, entre eles, guaritas desativadas e o efetivo insuficiente. Segundo eles, eram apenas sete servidores que estavam no plantão para atender uma demanda de mais de 400 presos, durante a fuga.

Fugas frequentes

Na madrugada de sábado (9), 12 presos fugiram do Presídio Milton Soares de Carvalho, conhecido como 470. Eles também serraram as grades de duas celas, pularam o muro e se embrenharam no mato. Ainda no sábado à tarde, três presos foram recapturados na zona Leste da capital e no domingo (10) a noite, outro fugitivo foi preso na cidade de Ji-Paraná, região Sul do Estado.

O presidente do sindicato dos agentes penitenciários Ronaldo Rocha diz que se houve facilitação na fuga a Sejus precisa identificar e punir os responsáveis, mas a categoria afirma que não tem como garantir segurança e vigilância constante com um número reduzido de agentes.

A Penitenciária Estadual Milton Soares de Carvalho foi integrada ao sistema penitenciário formalmente no dia 23 de novembro de 2016, com 470 vagas.

Secretário diz que penitenciária é ‘bastante segura’

Em entrevista à rádio CBN Amazônia, o titular da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) lamentou o fato e disse que a penitenciária é “bastante segura”.

“A gente sabe que nesse período agora os presos tentam fugir, final de ano. Infelizmente, há fuga nessa unidade que é bastante segura”, disse Marcos Rocha em entrevista.

Sobre os 12 presos que fugiram da Penitenciária 470, o secretário disse que todos eles pertencem a facções criminosas.
“São 12 presos. Desses, dois têm penas mais altas e os demais são pertecentes a facções criminosas também, mas possuem penas baixas. Todas as facções existentes em Rondônia estão concentradas nessa unidade”, contou.



Deixe o seu comentário