BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Em cinco meses mais de 340 CNH’s foram recolhidas

A maioria em decorrência das ações de combate à embriaguez ao volante, chamada Lei Seca.

Publicado: 12/06/2018 às 09h20

O número de apreensões de Carteiras Nacional de Habilitação, considerado altíssimo, foi divulgado na semana pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran RO) através da Unidade de Atendimento do órgão, localizado na avenida Aracaju com rua T-2 no bairro Nova Brasília, segundo distrito deste município. Somente nos primeiros cinco meses deste ano, o crescimento no recolhimento deste documento aumentou em mais de 300%. A maioria em decorrência das ações de combate à embriaguez ao volante, chamada Lei Seca.

De acordo com Lucas Lima Guisel, chefe do setor de habilitação, diariamente, muitos condutores procuram informações sobre a forma de ‘recuperar’ a carteira de habilitação (CNH) apreendida nas ações desempenhadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), especialmente na chamada Lei Seca, que conta com o apoio da Polícia Militar, criada para combater a embriaguez na direção. Ele lembrou que entre janeiro e maio do ano passado (2017) 85 Carteiras de Habilitação (CNH’s), foram recolhidas. Ele também citou que o número maior de documentos apreendidos é em consequência do vencimento, ou seja, o condutor não se preocupou em renovar a CNH dentro do prazo legal. Já no mesmo período, este ano, o número subiu para 341 apreensões.

Para a diretora da Divisão de Educação de Trânsito (Diveduc) de Ji-Paraná, Ivete Alves o alto índice de carteiras de habilitação apreendidas este ano, se deve a vários fatores, entre eles, a desatenção de muitos condutores em não se preocupar com prazo do tempo de validade do documento. Outro item apontado é o consumo de álcool, considerado ainda muito alto por condutores que acabam ‘caindo’ na blitz da Lei Seca, e se constatando a embriaguez, o documento é recolhido. Isso dependendo bastante de cada caso. Ivete citou que recentemente, durante uma blitz educativa, três condutores tiveram suas carteiras de habilitação vencidas recolhidas.

Já o chefe da Ciretran, Antônio Lira Borges disse lamentar que tantos condutores tenham a CNH apreendida, na maioria das vezes por displicência. “Não é mais possível um motorista ou motociclista ignorar a era da rede mundial de comunicação (internet). Hoje, todo o sistema do Detran está interligado em todo Brasil. Esteja onde o condutor estiver, a fiscalização vai saber se ele está regular ou irregular”, alertou. O chefe do Setor de Fiscalização da operação Lei Seca, em Ji-Paraná, Anderson Jorge não foi localizado para comentar o assunto.

Por J. Nogueira/Diário da Amazônia

Deixe o seu comentário