Porto Velho/RO, 28 Março 2024 11:13:48
Diário da Amazônia

Embrapa realiza dias de campo sobre cultivo da soja

Os Dias de Campo de Soja 2018 da Embrapa e Parceiros começaram no dia 8 e vão até dia 21 deste mês em Rondônia. Os eventos serão..

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 11/02/2018 às 05h25min

Os Dias de Campo de Soja 2018 da Embrapa e Parceiros começaram no dia 8 e vão até dia 21 deste mês em Rondônia. Os eventos serão realizados em municípios das principais regiões produtoras do Estado. A entrada é gratuita, com inscrição feita na hora do evento e é aberto ao público que tem interesse no assunto. Serão apresentadas informações sobre cultivares de soja, manejo da cultura, Sistema Plantio Direto e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Neste ano, uma das novidades é a parceria com o recém-criado Instituto Soja Livre, que estará presente nos eventos e apoiará na apresentação das opções de cultivares convencionais de soja para cultivo no Estado, assim como também na discussão sobre as possibilidades de negócios existentes neste nicho de mercado da soja convencional.

O Instituto Soja Livre é formado pela parceria entre várias empresas que atuam na pesquisa, representação de produtores, produção de sementes, comercialização de insumos e recebimento de grãos, todos envolvidos na cadeia de produção de soja convencional. Segundo dados do levantamento de janeiro de 2018 da Conab, a área cultivada de soja no Estado é de 304,9 mil hectares.

A produção em 2017 foi de 930 mil toneladas e a previsão é de um aumento de 3,7% para a safra 2018. Ainda segundo a Conab, o pacote tecnológico adotado pelos produtores de Rondônia para na cultura da soja é de alta tecnologia. Pesquisadores da Embrapa destacam que a soja tem sido boa alternativa para os pecuaristas no processo de recuperação de pastagens degradadas, sendo utilizada no sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP). Com estes eventos em diferentes áreas produtoras de Rondônia, será possível ao público conhecer o potencial produtivo e o desempenho das cultivares da Embrapa, assim como aspectos relacionados ao manejo da cultura nas diferentes regiões. (EMBRAPA)



Deixe o seu comentário