Porto Velho/RO, 25 Março 2024 10:01:27
Diário da Amazônia

ESBR preserva recursos hídricos

Empresa executa os programas socioambientais no entorno do reservatório.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 22/03/2017 às 06h25min

UHE de Jirau fomenta a participação da comunidade nas atividades de conservação

Entre os 34 programas socioambientais implementados pela Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, cinco estão relacionados de forma direta ou indireta com a preservação e conservação dos recursos hídricos da região: Educação Ambiental (PEA), Comunicação Social, Monitoramento do Lençol Freático, Conservação da Flora – Subprograma de Revegetação da Área de Preservação Permanente (APP) e Programa de Monitoramento Limnológico.

De acordo com o gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia da ESBR, Veríssimo Neto, a empresa executa os programas socioambientais, em sua maioria, no entorno do reservatório da UHE Jirau e fomenta a participação da comunidade da área de influência do empreendimento na promoção de ações conservacionistas. “Com a sensibilização espera-se que as pessoas pratiquem novos hábitos em suas residências. Dessa forma, a Usina Jirau contribui ainda mais com a preservação e conservação da água com responsabilidade e respeito”, destacou.

O gerente explicou ainda que a sensibilização acontece por meio de ações diversificadas, inclusive aquelas previstas no Programa de Educação Ambiental da ESBR. Em Nova Mutum Paraná, por exemplo, os moradores foram convidados a participar de um trabalho para recuperação de um igarapé na localidade. A importância da água na produção de alimentos tem sido constatada por estudantes e professores que visitam a Unidade Demonstrativa de Aprendizagem de Manejo Ambiental (Udama), onde são produzidas hortaliças, e o consumo consciente da água é tema de várias campanhas realizadas junto à comunidade, especialmente nas escolas.

Integrada ao Programa de Conservação da Flora, outra ação importante é a revegetação da Área de Preservação Permanente. A Energia Sustentável do Brasil compra as mudas produzidas pela Cooperativa de Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau (Coopprojirau) e faz o plantio também por meio da instituição. “Esse ciclo trabalha a sensibilização para a preservação das matas, incentiva a contribuição dos cooperados com a preservação do rio Madeira e ainda gera renda para essas famílias”, explicou Veríssimo.

UHE Jirau na matriz energética brasileira – a participação das hidrelétricas na matriz energética brasileira é de aproximadamente 62%, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “Nesse contexto, a UHE Jirau é a terceira maior geradora de energia do País genuinamente brasileira ou a quarta, se considerarmos a binacional Itaipu”, afirma o gerente de Operação da ESBR, Carlos Alberto. Com capacidade para gerar 3.750 MW, o que representa 3,7% de toda a energia hidrelétrica do País, a UHE Jirau atende mais de 10 milhões de residências e 40 milhões de pessoas. (Com informações da ESBR)



Deixe o seu comentário