Porto Velho/RO, 23 Março 2024 16:33:26
RONDÔNIA

Escola inicia o ano letivo em agosto

Professores aprovados no último concurso serão aproveitados na Lydia Johnson.

Por Daniela Castelo Branco Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 12/04/2017 às 05h00min

A escola Lydia Johnson está localizada no bairro Costa e Silva e foi inaugurada em 2015 e tem capacidade para receber 680 alunos

Inaugurada em junho de 2015, a escola estadual Lydia Jonhson de Macedo, localizada no bairro Costa e Silva e cujo nome foi inspirado na professora Lydia Johnson, que dedicou sua vida inteira à educação, foi construída em uma área de 12 mil metros quadrados, com seis blocos, ligados por corredores amplos e cobertos. Sua estrutura tem 12 salas de aula, laboratórios de ciências naturais e informática, refeitório, teatro de arena, quadra poliesportiva e área de vivência. Pode comportar aproximadamente 680 alunos.

Além de toda essa grande estrutura, o projeto realizado pela Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic), implementou a infovia, que é um projeto que pode ser definido como uma rede de comunicação de dados, baseado nos padrões da Internet, implantado em municípios com o objetivo de prover informações e meios de comunicação eletrônica para os cidadãos do município de forma universal. Trata-se então de uma rede particular do governo e que dispensa contratos com prestadoras de serviços telefônicos e de internet.

De acordo com a diretora-geral da Secretaria de Educação do Estado de Rondônia (Seduc), Angélica Ayres, logo que foi inaugurada, a escola recebeu os alunos da Escola Estadual Brasília, que passava por reforma no seu prédio escolar original, e deveria iniciar suas atividades em tempo integral no ano letivo de 2017. Com a reforma concluída no mês de março, os alunos voltaram então para a escola Brasília, e desde então está parada.

Denúncias de vandalismo e depredação da escola foram feitas por moradores, que afirmam que a escola está sendo alvo de constantes invasões e que sua estrutura física está sendo danificada por esses vândalos. No entanto, Angélica Ayres, rebate tais denúncias e ainda afirma que a segurança da escola foi reforçada e que as informações sobre vandalismo não são de conhecimento da Seduc. Segundo ela, depois que a escola foi desocupada pelos alunos da escola Brasília, o prédio está sendo “preparado” para receber 200 alunos que iniciarão o ano letivo em agosto desse ano ainda em regime integral baseado nas novas diretrizes para o Ensino Médio estabelecidas pela Medida Provisória 746 do Governo Federal. Rondônia então, aderiu ao Programa de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral, instituído por portaria do ministro da Educação, Mendonça Filho.

Serão oferecidas 200 vagas para alunos do 1º ano do Ensino Médio, com matrícula única, a partir de agosto deste ano. Esses alunos terão atividades artísticas (circenses), esportes alternativos como skate, parede de escalada entre outros. A escola disponibilizará também ensino técnico, no qual os alunos a partir do 2º ano já poderão ter um certificado.

“Coincidentemente, o ano letivo se inicia juntamente com o ano civil, mas a lei não prevê isso. O ano letivo não precisa ser desenvolvido dentro do ano civil. Então, iniciaremos o ano letivo na escola Lydia Johnson em agosto deste ano. Vamos obedecer todos os critérios legais para esse ano letivo, considerando que essa vai ser uma escola de educação de tempo integral”, explica Angélica Ayres.

Matéria completa acesse: Edição Digital



Deixe o seu comentário