Porto Velho/RO, 25 Março 2024 12:40:20
Diário da Amazônia

Estado amplia mercado para floresta plantada

Além de diminuir a pressão sobre as matas nativas, a iniciativa também tem se mostrando um bom negócio.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 12/01/2017 às 06h50min

Floresta plantada é uma das apostas para o desenvolvimento econômico sustentável de Rondônia. Em maio de 2016, o governador Confúcio Moura sancionou a lei que regulamenta o cultivo de florestas para aproveitamento comercial. E os esforços para que esta política preservacionista avance no Estado e não param.

O sócio proprietário da empresa BDX Florestas, Dário Lopes, migrou da extração de madeira nativa para a floresta plantada há cerca de cinco anos. Possui plantio de 55 hectares de teca nos municípios de Costa Marques e Ouro Preto do Oeste. Agora, ele comemora a primeira exportação que terá como destino os Estados Unidos, maior mercado consumidor mundial da espécie.
‘‘Nós fomos procurados por eles [Estados Unidos] para que exportássemos a madeira que produzimos. Isso é fantástico’’, comemorou o empresário, que nos últimos cinco anos exportou cerca de 35 mil metros cúbicos de madeira para mais de 45 países, principalmente do continente asiático.

Em dezembro do ano passado, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) instalou o Conselho Estadual de Política Agrícola para Floresta Plantada (Consepaf), que tem como objetivo assessorar o chefe do Poder Executivo na formulação de diretrizes para esta política. Além de diminuir a pressão sobre as matas nativas, a iniciativa também tem se mostrando um bom negócio. (AI)



Deixe o seu comentário