Porto Velho/RO, 28 Março 2024 16:19:33
RONDÔNIA

Estado recebe recursos federais para reconstrução de pontes

Defesa Civil espera repasse para reconstruir o último lote das pontes destruídas pela cheia do rio Madeira

Por Jaylson Vasconcelos Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 09/05/2018 às 13h36min | Atualizado 09/05/2018 às 16h28min

Foto: Jaylson Vasconcelos

O Ministro de Estado da Integração Nacional reformulou nesta segunda feira (07), a portaria MI n°454 para a portaria n° 174 ao qual autoriza a transferência de recursos, ao Governo do Estado de Rondônia para execuções de Ações da Defesa Civil.

A cheia histórica do rio Madeira em 2014, causou diversos danos a população, além da capital Porto Velho, outros municípios do interior do estado sofreram as consequências da inundação, como os municípios de Guajará Mirim, Nova Mamoré e Pimenta Bueno, que tiveram pontes completamente destruídas, fato que deixou na época as cidades ilhadas, e sem condições de acesso via terrestre.

Visando reconstruir as pontes, a portaria n° 454 do Ministério da Integração Nacional, por meio da Sepog repassa para o Governo de Rondônia um valor de R$ 22.866.690,00 (vinte e dois milhões, oitocentos e sessenta e seis mil e seiscentos e noventa reais), para as obras das pontes destruídas pela cheia.

Segundo o diretor de Planejamento e Operações da Defesa Civil Estadual, capitão Artur Luiz Santos, a reformulação da portaria n° 454 que agora passa a ser a portaria n° 174 veio para acelerar o processo de execução da obra.

” Esta reformulação vai dar maior celeridade na aprovação de orçamento e financeiro aqui para o estado, pois antes a Sepog toda vez que precisava disponibilizar este recurso era necessário fazer um pedido de aprovação de lei orçamentária em aprovação na Câmara Legislativa, onde a Sepog exigia que o Ministério de Integração Nacional fizesse sempre a atualização de que o dinheiro estava disponível algo que demorava muito, agora com a reformulação o valor total empenhado será lançado junto com uma nota de empenho, isso ajuda muito, pois evita que a gente fique solicitando sempre a informação”.

As obras que estão sendo realizadas pelo DER e Supel estão quase finalizadas. Agora a Defesa Civil do Estado espera o empenho do restante do valor para poder dar início ao último lote que finaliza o projeto de construção das pontes.



Deixe o seu comentário