BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Estatal alerta para cuidados com a decoração natalina

Enfeites não devem ser colocados próximos à rede elétrica.

Publicado: 23/11/2017 às 06h15

Consumidor deve prestar atenção também no tempo de utilização das lâmpadas (Foto: Reprodução)

Com a chegada das festas de final de ano, muitas famílias decoram suas casas com arranjos, árvores de Natal e, claro, muitas luzes. Mesmo sendo uma tradição simples e prazerosa, é preciso tomar alguns cuidados para evitar acidentes.

A Eletrobras Distribuição Rondônia lembra que os enfeites não devem ser colocados próximos à rede elétrica e que é preciso observar, na hora da compra, se os equipamentos tem o selo do Inmetro, que garantem que os produtos foram submetidos a testes que garantem a segurança.

Além disso, é preciso evitar o contato da fiação elétrica com a água, não instalar conjunto de lâmpadas em estrutura metálica pontiaguda que possam danificar a proteção das luzes, não colocar enfeites de papel em árvores com lâmpadas e evitar sobrecarregar extensões com “T”s para iluminação.

Ainda com todos os cuidados citados, o consumidor deve prestar atenção também no tempo de utilização das lâmpadas. Uma árvore de Natal com 100 lâmpadas ligadas durante toda a noite, ou por cerca de 11 horas, gera um acréscimo, aproximado, de R$ 9,50 na conta de energia.

As decorações externas que precisam ser ligadas na rede de distribuição de energia elétrica, as chamadas “ligações provisórias”, precisam estar de acordo com a Resolução 414/2010 da Aneel.

Por Assessoria

Deixe o seu comentário