Porto Velho/RO, 25 Março 2024 04:58:58
RONDÔNIA

Estudantes do IFRO realizam ação social no bairro Lagoinha

A ação de empreendedorismo social acontece na Escola Creche Geração Samuel, onde levou diversas atividades para as crianças

Por Jaylson Vasconcelos Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 21/06/2018 às 11h01min | Atualizado 21/06/2018 às 14h24min

Foto: Roni Carvalho/ Diário da Amazônia

Os alunos do 4° ano de química do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), estão realizando durante a manhã de hoje, uma ação social na Creche Escola Geração Samuel, localizada na rua 2 irmãos, bairro Lagoinha, Zona Leste de Porto Velho.

Durante toda a manhã desta quinta-feira (21), as crianças do bairro lagoinha foram contempladas com a presença dos alunos do IFRO, campus Calama, onde participaram de várias atividades de integração, como brincadeiras, oficina de pintura e palestras.

A visita faz parte da programação do IFRO e tem como objetivo levar o empreendedorismo social a população. A palavra empreendedorismo advém do termo francês “entrepeneur”, que significa fazer realizar algo novo, forma que os estudantes encontraram para poder devolver ou ajudar a sociedade em algo necessário.

Foto: Roni Carvalho/ Diário da Amazônia

As ações estão sendo conduzidas pelo professor de administração, Alberto Persio, que explica a existência de diversas formas de se empreender:

“Muitas pessoas quando escutam a palavra empreendedorismo pensam que é só abrir uma empresa,  e não é só isso, existem inúmeras formas e tipos de poder se empreender, e esta é uma forma de poder empreender de forma social, ajudando o próximo e a sociedade”. Sobre as ações realizadas pelo IFRO o professor explica:

“Já estamos há duas semanas efetuando ações de empreendedorismo social, onde os alunos identificam pontos de vulnerabilidade e se deslocam ao local com o intuito de realizarem atividades onde o estado deveria atuar, é também uma forma de trazer o Instituto Federal até a comunidade, retribuindo um pouco o que também recebemos da população”.

Foto: Roni Carvalho/ Diário da Amazônia

Os próprios alunos que mapearam e escolheram o lugar da ação empreendedora, como parte da atividade, eles conseguiram doações de alimentos e livros, tudo para ajudar a melhorar a qualidade de vida das crianças em situação de vulnerabilidade.

Para Maria Vitória, uma das coordenadoras da ação, esta ação é uma forma de poder entender melhor o empreendedorismo social, atuando diretamente junto a comunidade.

“É muito gratificante, não só poque estamos ajudando, mas por conseguir entender que empreendedorismo vai muito além de abrir uma empresa, mas sim investir em alguma coisa que a gente acredita, a educação hoje preza incentivar a educação das crianças por meio dos livros, nossa turma infelizmente se encerra este ano, então queremos que tudo o que a gente está fazendo possa ecoar de forma benéfica a vida de todas estas crianças que estão aqui hoje”, disse a estudante.

Foto: Roni Carvalho/ Diário da Amazônia

Jessica Andrade é uma das mães que acompanharam a ação, ela entende que a visita é uma forma de poder levar cidadania e diversão as crianças mais carentes.

“É sempre muito bom quando as nossas crianças participam deste tipo de atividade, agradecemos as instituições que realizam este tipo de ação, pois as crianças do bairro se sentem meio excluídas, pois é uma comunidade carente, esta é a única forma de diversão para as crianças, e para nós pais que não possuímos condições de proporcionar este tipo de lazer aos nossos filhos”, pontuou Jéssica.

A próxima ação acontece no próximo sábado ( 21), Casa de Apoio Acácia Amarela, localizada na Rua São Gonçalo, n°4004 no bairro Costa e Silva.



Deixe o seu comentário