Porto Velho/RO, 26 Março 2024 04:00:04
Diário da Amazônia

Exames de mamografia itinerante são realizados em Ji-Paraná

Através da Unidade Móvel estão beneficiando mulheres de 40 a 69 anos

Por J. Nogueira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 14/04/2018 às 15h00min

A carreta da Unidade Móvel de Prevenção do Hospital de Câncer de Barretos, já deu início á realização dos exames de mamografia, de forma itinerante. Na sexta-feira (13), o atendimento foi encerrado na unidade de saúde L1 Maringá do bairro de Nova Brasília, segundo distrito de Ji-Paraná. Na próxima semana, outros três pontos da cidade, também contarão com os serviços gratuitos, segundo a enfermeira, Mayrlla Silva.

Segundo Marylla Silva, os exame, sem custo algum para a comunidade, através da Unidade Móvel estão beneficiando mulheres de 40 a 69 anos, já estavam com agendamento assegurado quando da primeira procura, pelas interessadas, na Casa Rosa. No período da manhã, foram disponibilizados 20 atendimentos procedentes de senhoras que fizeram esse agendamento na cidade de Alto Paraíso, distante 100 quilômetros de Ji-Paraná.  Entre as pessoas atendidas, estava á dona de casa, Ivana Gomes que parabenizou a iniciativa.

Pontos

Após o encerramento do atendimento no L1 Maringá de Nova Brasília, a Unidade Móvel de Prevenção do Hospital de Câncer, realizado atendimento na sede do prédio do Fórum Hugo Auller (quarta-feira) e na comunidade São Luiz do Capelasso, quinta e sexta-feira. O diagnostico precoce aumenta em até 90% a cura da doença, quando descoberta na fase inicial. O Câncer de Mama é das doenças que mais mata mulheres no Brasil. A previsão do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é que a cada 12 mulheres descobriram a doença até os 90 anos de idade. Já a incidência, é de 59.700 casos para cada 100 mil habitantes. Com objetivo de reverter essa estatística, são realizadas, diariamente, ações informativas, orientações, consultas e exames na Unidade Móvel de Prevenção do Hospital de Câncer de Barretos.



Deixe o seu comentário