Porto Velho/RO, 21 Março 2024 23:19:46

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 02/09/2018 às 07h16min

A- A+

Êxodo rondoniense

Mugido sustentável Quem não conhece o abismo existente entre o potencial da Amazônia e seu efetivo aproveitamento pode ficar surpreso ao..

Mugido sustentável

Quem não conhece o abismo existente entre o potencial da Amazônia e seu efetivo aproveitamento pode ficar surpreso ao saber que o Amazonas – mesmo tendo mais de 70% dos matadouros ilegais, produz apenas 30% das cerca de 130 mil toneladas de seu consumo anual de carne bovina.

Esses dados estão contidos em estudo produzido pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam) em que uma grande surpresa se concentra nesta questão elementar: por que as providências aconselhadas pelo estudo ainda não foram postas em prática?

Tendo em Rondônia exemplos de ótimos resultados na produção, como o valor agregado obtido no mesmo espaço ao combinar gado e peixe para uma oferta maior e mais variada de carnes, a suposição de que a bovinocultura amazonense ficou deprimida pela necessidade de proteger a floresta não cabe.

Eis uma surpresa maior: segundo o estudo, sem desmatar um só hectare adicional de floresta, utilizando apenas áreas já desmatadas e o emprego de técnicas adequadas, será possível produzir carne suficiente para suprir 100% do consumo do Estado, aumentando a renda nos municípios sem prejudicar a floresta nem atrapalhar os serviços de proteção ambiental.

………………………………….

Êxodo rondoniense

Na sua estimativa 2018 o IBGE constatou um êxodo rondoniense, com a perda de milhares de habitantes que deixaram o estado buscando alternativas em outros rincões. Esta diáspora ainda prossegue e atinge de rijo Porto Velho, com muita gente mudando, e aonde já existem centenas de casas e apartamentos a venda sem que os proprietários encontrem interessados.

Crise se arrasta

A crise regional, que é mais sentida na capital, se arrasta desde o desastre natural de 2014 com a enchente histórica. De lá para cá, com a conclusão das usinas de Jirau e Santo Antônio, milhares de operários foram para a rua. Muitos foram para Altamira no Pará, onde se ergueu a Usina de Belo Monte, e outros tantos permaneceram fazendo bicos até o quanto aguentaram.

Velhos tempos

Recebemos na redação do Diário a visita do ex-senador Amir Lando e lembramos os velhos tempos da primeira legislatura da Assembléia Legislativa quando foi um dos mentores da Constituição de Rondônia. Lando, que nesta eleição é suplente de Carlos Magno na eleição ao Senado foi o político de Rondônia que galgou o cargo mais importante, pois foi Ministro da Previdência.

Pouco capão

Não querendo voduzar ninguém, mas já voduzando, constato que não existe capão para tantos tigres em Porto Velho na disputa das cadeiras à Câmara Federal. Por isto, nas minhas contas, entre Leo Moraes (Podemos), Mariana Carvalho (PSDB), Mauro Nazif (PSB) e Lindomar Garçon (PRB), pelo menos dois devem tubular gloriosamente.

Mesmo segmento

Vou explicar a situação dos voduzados: Mariana e Leo Moraes estão disputando um mesmo segmento de votos e por isto vão precisar reforçar as paliçadas no interior. Moraes também é prejudicado no confronto pela disputa dos votos anti-Hildon Chaves, onde Nazif cresceu muito nas últimas semanas. E Garçon é o nome mais fragilizado de todos.  

Via Direta

***O mês de Agosto, acabou, por incrível que pareça, com melhorias na venda do comércio na capital rondoniense *** Alguns segmentos, no entanto, continuaram urrando como são os casos de vendas de imóveis e de veículos usados, por exemplo. Existe excesso de ofertas *** Mas o setor hoteleiro foi beneficiado com a campanha eleitoral e a Portoagro *** Agora, sem Lula (PT) as eleições presidenciais ganham novo rumo *** Bolsonaro que esteve na sexta-feira em Porto Velho larga consolidando a liderança. Mas tem teto quase exaurido.

 


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas