Porto Velho/RO, 22 Março 2024 04:06:31
Diário da Amazônia

Expansão à produção de café clonal em debate

Participaram da ação produtores rurais, empresários e autoridades políticas.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 21/06/2017 às 06h53min

O objetivo é traçar metas para aumentar a cadeia produtiva

Na última terça-feira (13), a Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio de Ariquemes (Semaic) realizou uma reunião com tema voltado para a expansão da produção do Café Clonal na região do Vale do Jamari.

A reunião contou com o apoio de uma Comissão Permanente da Câmara Municipal de Vereadores que é voltada para o setor do agronegócio. O objetivo é traçar metas para aumentar a cadeia produtiva do café clonal, já que a variedade tem despertado o interesse de muitos produtores, devido sua alta produtividade e aumento do mercado consumidor.

A planta é uma das apostas de pequenos e grandes produtores rurais para aumentar as lavouras em todo o Estado. As mudas são produzidas por meio do enxerto entre espécies de diferentes localidades do País. O resultado são árvores menores que começam a produzir mais cedo e por meio de irrigação produzem frutos o ano inteiro. A expectativa é triplicar a produção, que hoje em Rondônia gira em torno de 450 quilos de amêndoas secas por hectare.

Nos próximos dias, o grupo deve fazer uma excursão ao Município de Rolim de Moura, área considerada berço do Café Clonal para atrair investidores.

No início deste ano a Semaic distribuiu para pequenos produtores rurais de Ariquemes mais de 100 mil mudas das plantas que foram geneticamente modificadas e cultivadas num viveiro no Distrito de Nova Estrela em Rolim de Moura. A entrega foi feita por etapas e 42 agricultores foram contemplados.



Deixe o seu comentário