Porto Velho/RO, 25 Março 2024 22:15:40
Diário da Amazônia

“Faça Bonito” divulga programação

A campanha quer mobilizar a população para o combate à violência sexual.

Por Etiene Gonçalves Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 16/05/2017 às 05h25min

Uma reunião com a organização traçou o cronograma das atividades na ação

Foi lançada ontem (15), a programação da campanha “Faça Bonito” no combate ao abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado no dia 18 de maio em todo o Brasil. As atividades serão realizadas pela prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos (Paefi).

O objetivo da campanha “Faça Bonito” é mobilizar a população para o combate à violência que acontece em todas as classes sociais, independente do sexo e raça.

Participaram da abertura oficial da campanha o prefeito Jesualdo Pires (PSB), o juiz da 2ª Vara Criminal, Edewaldo Fantini, juíza responsável pela Vara da Infância e Juventude, Ana Valéria Ziparro, promotora de Justiça, Eiko Araki, defensor público, Gilberto Campelo, titular da delegacia especializada na defesa da mulher e da família, delegada Renata Stella, inspetor da Polícia Rodoviária Federal, João Bosco Ribeiro, secretária municipal de Assistência Social (Semas) de Ji-Paraná, Sônia Reigota, coordenadora do Creas, Glecia Ranny, e representantes do Conselho Tutelar.

Todos elogiaram o trabalho realizado pela prefeitura, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social junto às vítimas de abuso. “Parabenizamos a equipe do Creas que tanto trabalha para diminuir o sofrimento das vítimas. Mas precisamos continuar o trabalho de combate à violência, punir quem abusa e atender às vítimas. Só que o mais importante é a prevenção. Fazer com que as crianças sejam orientadas para que saibam se proteger. Geralmente os abusadores forçam a vítima a entender que isso é normal ou ameaçam fazendo com que tenha medo de denunciar e sinta-se culpada por ter sido violentada”, explicou a juíza Ana Valéria Ziparro.

Segundo o prefeito Jesualdo Pires, existe uma rede de proteção em Ji-Paraná para o combate, punição e atendimento das vítimas, que tem sido cada vez mais fortalecida. “O combate a esse mal precisa ser feito diariamente, apoiando as vítimas, a família e punindo o agressor. E o apoio precisa partir de todos, do Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal e imprensa. Todos são muito importantes para essa mobilização”, disse. (AI)



Deixe o seu comentário