Porto Velho/RO, 28 Março 2024 09:39:15

A falta de investimentos pode levar a 364 ao colapso

O estudo estratégico sobre a macrologística agropecuária indica a necessidade de fortes investimentos.

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Publicado: 13/03/2018 às 08h06min

O Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Macrologística Agropecuária, baseado em estudo realizado pela Embrapa e divulgado na semana passada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), fornece dados sobre áreas de produção, identifica gargalos e oportunidades de investimentos logísticos, objetivando identificar as melhores rotas e modais de transporte para escoar a produção do agronegócio brasileiro. O próprio Ministério da Agricultura reconhece que nenhum outro segmento produtivo coloca mais carga no sistema de transporte do que a agropecuária, que gera, anualmente, cerca de 1,6 bilhão de toneladas. Em Porto Velho, o escoamento da produção agrícola e pecuária é feito por meio do complexo portuário da capital rondoniense, utilizando a Hidrovia do Madeira. Mas, o transporte da produção agropecuária rondoniense é feita pela BR-364, por meio da qual também é transportada a produção de grãos do noroeste matogrossense. Até aí tudo certo.

No entanto, a camada asfáltica da BR-364 em solo rondoniense já está defasada e há muito tempo carece de investimentos federais que incluam projetos de duplicação da pista e reforce a infraestrutura da principal rodovia do Estado, economicamente responsável pelo escoamento terrestre da produção. É uma realidade conhecida do Governo Federal, que pouco ou quase nada tem feito no sentido de reverter a situação. Medidas paliativas apenas comprovam a necessidade de projetos e investimentos consistentes. Lideranças do setor produtivo têm se manifestado sobre os riscos de um estrangulamento da BR-364, especialmente por conta da sua importância no contexto econômico.

O Dnit em Rondônia anunciou recentemente que novas medidas paliativas (ou seja, alguns remendos) estão previstas para serem executadas. Mas, é preciso muito mais. É fundamental que o Governo Federal atente para o fato de que é a BR-364 o principal corredor rodoviário em Rondônia e que sem ela a exportação da produção agropecuária ficará comprometida e o caos estará instalado. Não adianta dispor de um estudo estratégico da macrologística agropecuária do País sem que se esteja disposto a investir para que o sistema possa realmente funcionar.



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