Porto Velho/RO, 20 Março 2024 17:51:26
Diário da Amazônia

Falta de rede de esgoto gera transtornos para moradores

A solução está na aplicação do projeto de Esgotamento Sanitário, orçado em R$ 179 milhões.

Por J. Nogueira/Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 07/05/2018 às 17h11min

Mesmo com enorme crescimento nos últimos anos, o município de Ji-Paraná que conta com mais de 150 mil habitantes, ainda não possui uma das principais necessidades de sua população, a rede de esgoto. Um dos bairros mais antigos e carentes da cidade, o Primavera, sofre com a falta de infraestrutura, e por consequência de ser localizado em uma das áreas mais baixas. A solução está na aplicação do projeto de Esgotamento Sanitário, orçado em R$ 179 milhões.

O bairro Primavera, segundo a municipalidade conta com diversas minas encontradas, além da maioria dos seus residentes descartar a água servida na rua, contribuindo para a criação de valas deixando as ruas intrafegáveis, como é o caso da rua dos Profetas, principalmente no período de chuvas. A dona de casa Madalena Rosa dos Santos relatou que para sair de casa no período de chuvas o risco de sofrer queda e se lesionar, sempre têm. “Nesse bairro as ruas são recuperadas com barro vermelho, tem muito lixo. Logo eu que tenho osteoporose. Ao menos agora na seca, precisamos que um trabalho de qualidade seja feito”, relatou.

Justina Maria de Oliveira, também dona de casa, afirmou não está fácil morar no Primavera. Segundo ela, o desrespeito do Poder Público é enorme. Ela lembra já ter presenciado condutores atolar seus automóveis e motociclistas, sofrer lesões por causa das péssimas condições da vias. “Um idoso também já quebrou o braço e ficou mais de dois meses sem poder trabalhar. Além das ruas, aqui o mato toma conta de tudo”, concluiu.
Outro crítico com a situação do bairro Primavera é o pedreiro Wemerson Antunes de Oliveira. Ele conta que entre o período de chuvas e seca não existe nenhuma diferença para eles, moradores. Em uma época temos que conviver com o lamaçal e, em outra muita poeira invadindo nossas casas. “O que falta é o compromisso pela qualidade do trabalho realizado pelas nossas autoridades”, delatou.

Agerji

De acordo com o presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Ji-Paraná, (Agerji), Clederson Viana, o projeto de Esgotamento Sanitário a ser implantado em Ji-Paraná estará em Brasília, aguardando só o Ministério das Cidades (MC) fornecer a Autorização para o Início de Obras (AIO), ou seja, Ordem de Serviço.
Ele também lembrou que a empresa contratada para executar o serviço também já foi definida, através de processo de Licitação, sendo a vencedora a Arthur Gaspar, da cidade de Natal (Rio Grande do Norte). “Temos a expectativa que até o próximo mês de junho ou julho, essa autorização já esteja assinada”, disse otimista. Ainda segundo Clederson Viana, o projeto de Esgotamento Sanitário contempla Ji-Paraná em 100% pondo fim ao problema de lançamento de esgoto a céu aberto.



Deixe o seu comentário