Porto Velho/RO, 22 Março 2024 01:52:44
RONDÔNIA

Falta segurança no Terminal de PVH

Assaltos estão acontecendo com frequência, após a retirada da integração pela prefeitura.

Por Natália Figueiredo Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 15/05/2017 às 15h44min

Usuários pedem mais segurança para o local, que está em completo abandono

Os usuários do Terminal de Integração, em Porto Velho, estão aterrorizados com o alto número de assaltos no local. Segundo eles, com frequência, homens armados entram no Terminal, dão voz de assalto e realizam arrastões. Durante a noite da última terça-feira (9), houve uma queda de energia e bandidos aproveitaram para assaltar os usuários do terminal.

De acordo com a passageira Fátima Souza, um motorista teve de alertar quem estava no ônibus antes de sair com o veículo. “Ele disse ‘tomem cuidado com os celulares e as bolsas, porque os criminosos entram com tudo’. Todo mundo estava super apreensivo e, naquele dia, nada aconteceu, graças a Deus. Mas imagina como a gente ficou?”, relatou ela.

O vendedor Ronaldo Duarte disse que os assaltos acontecem com frequência dentro do terminal. O vendedor trabalha no terminal vendendo água. Ele disse ainda que esses arrastões começaram depois que a prefeitura tirou a integração do terminal e deixou os portões abertos. “Hoje mesmo por volta de meio-dia levaram o celular de uma moça ali, e o capacete do rapaz, ninguém tá seguro aqui dentro não”, relatou ele em entrevista ao Diário da Amazônia na última quarta-feira (10).

Um segurança particular contratado da empresa Sim falou que muitos assaltos foram registrados no terminal após a liberação dos portões pela prefeitura. “Agora qualquer um entra, os bandidos entram de moto e bicicleta pegam o que querem e vão embora”. O segurança trabalha até as 18h, mas só faz a segurança do quiosque de recarga do Sim que fica dentro do Terminal.
Para a acadêmica Aline Barbosa está quase impossível ficar segura no terminal. A estudante foi abordada em uma parada de ônibus fora do terminal. “Alguma hora, vai acontecer uma tragédia. Por medo, eu já parei de usar o terminal, porque não dá mais. E olha que o local é bem movimentado, mesmo assim os bandidos não se intimidam. Nós só queremos segurança”, concluiu a passageira.

Além da falta de segurança, o usuário Jorge Mota fala com tristeza do abandono do local. “Por ser uma capital isso aqui mostra o sinônimo de miséria que Porto Velho vive. Está parecendo mais um fim de Distrito”, disse revoltado.
Sobre a situação relatada, o Diário da Amazônia procurou a Secretaria Municipal de Trânsito que está como responsável pelo terminal e perguntou para o secretário Marden Negrão se a secretaria tomará providência em relação a segurança no local enquanto ainda é utilizado.

O secretário disse que o problema de segurança não está somente centrada no terminal, mas em toda a cidade, e que na região do Cai n’agua o problema é crônico de segurança. “Não é só a população que está sendo assaltada, o Estado também está. Você viu que o motivo da escuridão no local, foi porque houve furto do cabeamento de cobre de energia. E isso está acontecendo no terminal, nas praças e em vários pontos da cidade. Então é um problema muito maior do que o terminal.

De acordo com o secretário, mudanças estão sendo estudadas e que o terminal será desativado em breve. “Para isso vamos fazer a integração de linha em vários pontos da cidade, para melhorar essas informações de quais são os locais, estamos realizando um levantamento de linha por linha para saber onde se cruza cada uma e saber onde se integram. Desta forma vamos saber onde cada linha atende, e assim melhorar o atendimento de integração aos usuários do transporte público de Porto Velho”, disse o secretário.

Sobre a segurança no local o secretário disse que o terminal está mal planejado. “Fazer uma cerca em um ponto de ônibus, porque aquilo é um ponto de ônibus (referindo-se ao terminal), mau planejado, presta um desfavor ao transporte coletivo, ele atrapalha o itinerário, porque ele foi colocado em um local onde não é para ter um Terminal de integração”.
O secretário concluiu dizendo que pediu apoio a Polícia Militar (PM) para que reforcem a segurança no local e espera que a Polícia Civil encontre os assaltantes.



Deixe o seu comentário