Porto Velho/RO, 26 Março 2024 05:28:10
Diário da Amazônia

Família deve participar mais da educação

Governador fez apelo ao entregar transporte escolar no município de Cujubim.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 21/02/2017 às 05h10min

Confúcio disse que só com a educação é possível mudar

Afirmando que só a educação salva. Que a escola sozinha não garante a educação integral das crianças, e que é preciso que todos, especialmente as famílias, se envolvam no processo para o futuro tão sonhado por todos nós, que é o de um mundo justo e melhor para se viver, o governador Confúcio Moura (PMDB) fez um apelo às famílias, em Cujubim, para que se envolvam mais no processo educacional das crianças. O apelo foi feito no sábado, durante a solenidade de entrega de dez ônibus para o transporte escolar de mais de 4,6 mil alunos.

Na ocasião, Confúcio conclamou o apoio das famílias para uma cruzada contra o avanço da violência por meio da educação. Para o governador, somente a união entre as famílias, os organismos sociais, as escolas e os governos é possível mudar o atual cenário.

“No que se refere à educação de uma criança, todos somos agentes ativos: escolas, meios de comunicação, organismos sociais, mas é a família que faz germinar na criança os conceitos de respeito ao próximo, disciplina, limites e autoestima. Tudo começa com a família educar e orientar os filhos, e na escola vem o suporte pedagógico e um reforço à educação na questão moral e ética dos alunos”, disse.

Bons exemplos 

Sobre políticas públicas da educação, o governador citou a história do presidente da Argentina, Domingos Faustino Sarniento, escritor, que assumiu o País em 1968, com 82% da população analfabeta. Porém, com forte investimento, contratação de professores e treinamentos, em seis anos reduziu o índice para 1,8 %.

Outro exemplo mencionado por Moura foi Cuba, um País pobre, entretanto, onde o índice de analfabetismo é zero.

“O nosso País é imenso e rico, e tem 14 milhões de analfabetos e não sei quantos outros que sabem ler muito mal. Isso é vergonhoso para o nosso País. Se quisermos salvar o Brasil, é através da educação com qualidade. Não é ficar brincando de educação”, ressaltou Confúcio, completando que “o sonho que eu tenho é grande na área da educação”.



Deixe o seu comentário