Porto Velho/RO, 29 Março 2024 02:59:25
RONDÔNIA

Famílias rurais são despejadas em Candeias

O ginásio de esportes está sendo utilizado como abrigo pelas famílias rurais.

Por Ana kézia Gomes Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 17/11/2017 às 07h15min

Sem ter para onde ir, as famílias se aglomeram numa quadra de esportes em Candeias Roni Carvalho/Diário da Amazônia

Mais de 150 famílias, incluindo 76 crianças, estão acampadas em uma quadra de esportes localizada atrás da prefeitura de Candeias do Jamari, devido ao processo de reintegração de posse das terras do Sítio Água Limpa, da região do Flor do Amazonas. A reintegração ocorreu na última terça-feira (14).

Os ocupantes passam por dificuldades de alimentação, insalubridade sanitária, calor e problemas de segurança, principalmente pela fiação danificada da quadra. “Estamos com fome, nossa barriga dói, alguém precisa socorrer a gente”, diz Rosa Souza, uma das ocupantes. Segundo ela, parte das famílias mora na área do Flor do Amazonas desde 2015, mas a maioria chegou em julho deste ano.

O prefeito de Candeias do Jamari, Luis Ikenohichi, explicou que foi feita uma triagem com levantamento para saber se as famílias são do município de Candeias do Jamari e se possuem cadastro social. “No que compete à prefeitura, estamos verificando se essas famílias se encontram em situação de receber benefício social para então darmos essa assistência”, disse. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) foi procurado pelo Diário da Amazônia, informando que não havia sido comunicado sobre a situação. Mas, de acordo com Antônio Rerison Pimenta, advogado do proprietário das terras, o Incra realizou uma fiscalização no local, por determinação da justiça, concluindo que o Sítio Água Limpa não faz parte da área de assentamento do Flor do Amazonas, e que por isso foi liberada a reintegração de posse. “Somos gente do campo e não da cidade, não nascemos para viver aqui, a gente precisa da nossa terra para sobreviver”, declarou Hélio Moreira, preocupado com a situação.



Deixe o seu comentário