Porto Velho/RO, 08 Abril 2024 15:11:48
Diário da Amazônia

Fecomércio faz balanço de acordo

Convenção, diz Fecomércio, vai aproximar empregador e trabalhadores.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 14/12/2017 às 07h00min

Raniery Coelho destacou a importância da união para atingir o caminho do desenvolvimento

O presidente da Fecomércio-RO, Raniery Coelho, fez um balanço positivo das assembleias extraordinárias realizadas na semana passada nos municípios do Estado pela Comissão de Negociação Coletiva de Trabalho da federação que debateu a proposta da convenção coletiva de Trabalho 2018.

Segundo ele, empresários e contabilistas puderam opinar sobre a proposta do patronal que será debatida com o sindicato laboral, e chegar a um entendimento que seja bom para o empregado e para o empregador. Na opinião de Raniery, a convenção vai aproximar as duas partes e todos sairão ganhando.

“Este é o objetivo que todos nós queremos e estamos buscando. Para isso, apresentamos a proposta e avaliamos ponto a ponto as mudanças. Infelizmente, não tivemos a presença esperada dos empresários. Precisamos de mais união. Juntos atingiremos o caminho do desenvolvimento do comércio”, comentou.

Raniery Coelho também destacou e agradeceu a parceria importante dos empresários, e a presença dos meios de comunicação, que abriram espaço para entrevistas no rádio, sites e emissoras de televisão, citando ainda a importante parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas e as Associações Comerciais nos municípios onde foram realizadas as assembleias.

Para o presidente da Fecomércio, o ano de 2018 será de novos desafios, e prevê um período de melhoria na economia. “O ano que se aproxima deverá ser mais estável economicamente. Nós, empresários, queremos melhorar a oferta de emprego e renda e continuar a ajudar no crescimento do Estado”, disse.

Quatro assembleia extraordinária

A comitiva da Fecomércio-RO realizou quatro assembleias extraordinárias com empresários e contabilistas nos municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena. Na pauta das discussões foram debatidos temas como o novo piso salarial do comerciário, férias, serviço da mão de obra do comércio nos feriados, jornada intermitente, banco de horas, trabalho intermitente, dentre outros.
Antes dos debates, os conselheiros da federação puderam apresentar aos empresários as bandeiras, os serviços e as conquistas da Fecomércio-RO e que possuem impacto direto na geração de emprego, renda e fomento do comércio e turismo nos municípios, como é o caso da criação do Conetur, e dos recentes projetos que contemplam o alfandegamento e construção dos ELO’s do aeroporto da capital, a duplicação da BR-364, a prorrogação da Nota Fiscal Eletrônica, a ampliação do subteto do Simples estadual e o início das obras de dragagem da hidrovia do Madeira.

Última assembleia em Vilhena

Depois de quatro dias de muito debate, a Comissão de Negociação Coletiva de Trabalho da Fecomércio-RO finalizou, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Vilhena, na tarde da última quinta-feira (7), a última assembleia extraordinária com empresários e contabilistas, as discussões da proposta da convenção coletiva de trabalho 2018. Segundo o presidente da Comissão, Osmar Santana, as assembleias foram positivas porque enriqueceram a proposta dos empresários para a convenção coletiva do próximo ano. “Cada município possui sua peculiaridade e da mesma forma que explanamos a proposta também aprendemos muito com cada empresário que participou das assembleias”.

Para o vice-presidente da Fecomércio-RO, Gladstone Frota, os empresários puderam não apenas opinar, mas, também entender melhor alguns pontos estabelecidos pela reforma trabalhista. “A proposta começou a ser elaborada por 11 sindicatos”, disse.



Deixe o seu comentário