Porto Velho/RO, 25 Março 2024 18:03:57
Diário da Amazônia

Fertilização in vitro em bovinos na região Cone Sul

Os recursos são provenientes do governo do Estado, através do Proleite.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 22/10/2017 às 06h28min

O programa fertilização in vitro, realizado em Colorado do Oeste, traz novas perspectivas para a reprodução de gado leiteiro. O contrato de parceria para uso da técnica foi assinado entre o governo Estadual, por meio da Emater-RO, e a empresa Rondo Embryo Tecnologia na Pecuária. Através da técnica de fertilização in vitro, o melhoramento genético do rebanho poderá ser encurtado em pelo menos três gerações. À Emater-RO caberá a seleção dos produtores e o acompanhamento do projeto. Nos últimos anos o governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura (Seagri) e Emater-RO, tem investido em tecnologia visando promover o melhoramento genético do rebanho leiteiro.

O projeto de inseminação artificial, ação estratégica do programa Proleite para elevação do padrão genético do rebanho leiteiro do Estado com assistência técnica aos agricultores familiares, trouxe resultados positivos com aumento da produtividade e melhoria da rentabilidade econômica das propriedades rurais. Com a utilização da fertilização in vitro, essa ação trará resultados ainda mais satisfatórios. O contrato assinado em Colorado do Oeste prevê a compra, pelo governo Estadual, de 500 prenhezes sexadas de fêmea da raça girolando e beneficiará 50 produtores de leite, que poderão optar por animais ½ sangue gir/holandês, ¾ de sangue ou 5/8.

Segundo a gerente do escritório regional da Emater-RO em Colorado do Oeste, Enoelma Nunes, o lançamento do programa alcançou repercussão em várias regiões do Brasil, através das associações de criadores, por ter um diferencial dos demais projetos. Os recursos são provenientes do governo do Estado, através do Proleite.



Deixe o seu comentário