Porto Velho/RO, 22 Março 2024 09:39:40
Diário da Amazônia

Festa do Sagrado Coração e Arraial da Catedral

O Sagrado Coração de Jesus é festejado na segunda sexta feira após Corpus Christi

Por Silvio Santos Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 07/06/2018 às 07h00min

O Sagrado Coração de Jesus é festejado na segunda sexta feira após Corpus Christi portanto, amanhã dia 08 de junho, a arquidiocese de Porto Velho vai comemorar a data, com a realização de vários atos litúrgicos que acontecerão na Catedral Sagrado Coração de Jesus à rua D. Pedro II, inclusive a procissão que será realizada as 19 horas, saindo do auditório D. João Batista Costa – anexo à Catedral.

Origem da celebração

A origem desta devoção deve a Santa Margarida Maria, uma religiosa de uma ordem religiosa conhecida como Ordem da Visitação de Santa Maria. A Santa Margarida Maria de Alacoque teve extraordinárias revelações por parte de Jesus Cristo, que a incumbiu pessoalmente de divulgar e propagar no mundo esta piedosa devoção. Foram três as aparições de Jesus: A primeira, deu-se a 27 de Dezembro de 1673, a segunda em 1674 e, a terceira, em 1675. Mais tarde, outra religiosa, a Beata Maria do Divino Coração, condessa de Droste zu Vischering, a partir de Portugal estendeu a esta devoção a todo o Mundo por meio de umacto de consagração solene pedido ao Papa Leão XIII.

Jesus deixou doze grandes promessas às pessoas que, aproveitando-se da Sua Divina Misericórdia, participassem das comunhões reparadoras das primeiras sextas-feiras. Disse Ele, numa dessas ocasiões a Santa Margarida Maria de Alacoque: “Prometo-te, pela Minha excessiva misericórdia e pelo amor todo-poderoso do meu Coração, conceder a todos os que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, a graça da penitência final; não morrerão em minha inimizade, nem sem receberem os sacramentos, e Meu Divino Coração lhes será seguro refúgio nessa última hora”.

Não se sabe quem compôs a lista com as 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus, tiradas das revelações de Nosso Senhor a Santa Margarida Maria de Alacoque. Sabe-se só que são fidedignas – as promessas estão de fato contidas nas revelações – e que o trabalho anônimo foi de grande mérito e utilidade.

M. Kemper, um modesto comerciante de Dayton, cidadezinha norte-americana, iniciou, em 1882, um trabalho de ampla divulgação delas.

A partir deste primeiro impulso, tiveram propagação mundial. Normalmente são conhecidas como as 12 Promessas do Coração de Jesus, a mais importante das quais, é a 12ª, chamada a GRANDE PROMESSA.

Arraial

Logo após as celebrações litúrgicas começa o Arraial da Catedral, onde a comunidade que faz parte da paróquia, vai comercializar diversos pratos de comida típica regional e participar dos shows que contarão com as apresentações dos músicos cantores Silvinho Santos, Braco Moraes e Carlinho Batera.

De acordo com o arcebispo de Porto Velho D. Roque a arrecadação do Arraial, será investida no acabamento da reforma da Catedral. “Nossa intenção é inaugurar a reforma da nossa catedral até o final deste ano”, disse D. Roque.

O novenário deve se encerrar nesta sexta feira 08, quando a comunidade vai se reunir no auditório D. João Batista Costa a partir das 17 horas para participar das orações que são coordenadas pela Ministra Wagna Vieiria. “Além das celebrações em comemoração ao Sagrado Coração de Jesus, vamos promover todas as noites, arraial com sorteios de bingos, comercialização de comidas típicas e show musical.



Deixe o seu comentário