Porto Velho/RO, 23 Março 2024 12:24:44
Diário da Amazônia

Fhemeron é contemplada com veículo, em Cacoal

Veículo foi entregue para ajudar no transporte de doadores voluntários.

Por Magda Oliveira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 20/10/2017 às 07h25min

O veículo também deve ajudar no transporte de doadores de sangue que moram longe

Todas as bolsas de sangue coletadas na Fhemeron precisam passar por uma série de exames em laboratório antes de serem usadas nos hospitais. A Fhemeron de Cacoal encaminha as amostras dos municípios de Rolim de Moura e Vilhena para Porto Velho onde são feitas as análises. Para ajudar nesse transporte a instituição recebeu um veículo novo.

“Esse carro ajudará muito no transporte dessas amostras de sangue que precisam ser encaminhadas para a capital, toda semana nosso motorista percorre cerca de dois mil quilômetros e para isso contava com apenas um carro baixo. Essa caminhonete dará segurança e agilidade nessas viagens”, acredita o diretor da Fhemeron em Cacoal, Jair da Rocha.

Esse novo veículo também deve ajudar no transporte de doadores de sangue que moram longe do hemocentro e não têm como se locomover até a instituição.

“Fechamos uma parceria com as agentes comunitárias de saúde que durante as visitas às residências das famílias, orientam sobre a importância da doação de sangue. Essas pessoas que queiram fazer a doação e não dispõem de meios de locomoção, podem procurar as Unidades Básicas de Saúde, que nosso motorista busca no posto e leva novamente após a coleta do sangue, sem nenhum custo”, explicou Jair.

Dados

Os tipos de sangue mais utilizados são O+ e A+. Já os negativos são considerados raros. Só o município de Cacoal consome cerca de 450 bolsas de sangue por mês. As pessoas que quiserem doar podem procurar a Fhemeron na segunda-feira das 7h às 18h e de terça a sexta-feira até às 13h. O homocentro funciona ao lado do Hospital Regional.



Deixe o seu comentário