Porto Velho/RO, 29 Março 2024 04:28:12
RONDÔNIA

Fhemeron quer aumentar estoque

O estoque de sangue é fundamental para atender à demanda neste fim de ano.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 23/12/2017 às 14h35min

Por conta das festas de fim de ano, a demanda tende a aumentar e a Fhemeron sensibiliza os doadores de sangue (Foto: Daiane Mendonça)

Com a proximidade das festas de fim de ano e início das férias, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) reforça a necessidade de doações de sangue para atender à demanda do período. Segundo o presidente Sid Orleans, as doações têm queda de aproximadamente 30% durante as férias. “Apesar de muita gente viajar e as pessoas acharem que neste período a demanda seja menor, a situação é contrária. É justamente nessa ocasião de festas que os acidentes mais graves acontecem e que apenas uma vítima pode chegar a precisar de até 15 bolsas de uma só vez”, explica.

Por conta dos feriados dos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, nos dois próximos sábados, dias 23 e 30, a Fhemeron não estará aberta, mas durante a semana, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30, os doadores de Porto Velho poderão doar. Em janeiro o atendimento volta ao normal com o atendimento aos sábados. No interior, os doadores também podem procurar hemocentros regionais nas cidades de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena e Rolim de Moura, onde o atendimento é de 7h30 às 13h30.

Orleans esclarece que, apesar de ter a opção de recorrer às ações itinerantes em municípios onde não há unidade Fhemeron para completar o estoque, ainda há a coerência na quantidade de coletas, já que é preciso respeitar o prazo de validade das bolsas em estoque. “Existem dois hemocomponentes que saem bastante. O primeiro deles é concentrado de hemácias, que só duram 35 dias, e o segundo é concentrado de plaquetas, que só duram cinco dias. Então não adianta a equipe ir aos municípios e encher o estoque para cinco meses, porque a validade é curta, e o trabalho terá sido em vão. O trabalho aqui é contínuo e com muita responsabilidade”, completa o presidente da Fhemeron.

A demanda de maior saída é dos tipos sanguíneos O+ (positivo) e A+ (positivo). Na sequência, estão os tipos negativos, que são A- e O-. “A nossa carência maior é desses tipos, e o ideal seria que tivéssemos uma média de 100 doações por dia, mas o que temos é de 40 a 65 ao dia. Em períodos de férias ou feriados prolongados, essa quantidade ainda cai para 30 doações, justamente quando precisamos ainda mais”, diz Orleans.



Deixe o seu comentário