Porto Velho/RO, 22 Março 2024 21:28:14
RONDÔNIA

Fhemeron sensibiliza doadores

Contatos são mantidos com doadores para suprir o estoque de sangue.

Por Ana Kézia Gomes Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 26/01/2018 às 06h50min

Doadores de sangue são sensibilizados pela Fundação Hemeron, em Porto Velho, para suprir o estoque de sangue (Foto: Roni Carvalho/Diário da Amazônia)

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) possui mais de 60 mil doadores cadastrados, porém apenas 10% desse contingente doa regularmente. Atualmente o estoque de sangue O negativo e A positivo está em estado crítico. Com a aproximação das festas de carnaval a Fundação intensifica os pedidos de coleta. “De dezembro a fevereiro os estoques de sangue diminuem em todo o País por causa das férias dos doadores, mas a distribuição de sangue não para. Além de atender nossos pacientes que necessitam de transfusão sanguínea constante, a gente ainda tem que ajudar aqueles que sofreram algum tipo de acidente no carnaval, então isso provoca uma queda no estoque”, explica Maria Pereira, coordenadora de captação de doadores de sangue da Fhemeron em Porto Velho.

Nesse período do ano a Fhemeron, diariamente, entra em contato, por meio de cartas e telefonemas, com as pessoas que se cadastraram no sistema solicitando que se dirijam até as unidades de coleta. Esse foi o caso de Cleber Fernandes. Para ele, doar sangue é um ato de amor ao próximo. “Doando a gente tá ajudando muita gente, entre elas recém-nascidos e anciões”, destaca. “Estamos enviando cartas e ligando para os doadores, principalmente os que possuem tipo sanguíneo O negativo e A positivo porque estamos em estado de alerta”, acrescenta Maria Pereira.

De acordo com a coordenadora da Fhemeron, a estratégia para evitar a falta de sangue no estoque é a Hemorrede, composta por unidades em Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena.”É uma rede de sangue que interliga Rondônia. O sangue é coletado e depois da análise ele viaja pelo Estado e uma bolsa coletada em Vilhena pode salvar uma vida em Porto Velho e vice-versa”, disse.

Estoque de sangue reduzido

Em Porto Velho as doações podem ser realizadas na Fhemeron, localizada na rua Benedito de Souza Brito, ao lado do Hospital de Base. Durante o carnaval os horários de atendimento serão diferenciados: no dia 10 de fevereiro funcionará de 7h15 às 13h. Nos dias 12 e 13 a Fhemeron vai aderir ao feriado, mas na quarta-feira de cinzas funcionará das 13h às 18h30.

Os interessados em ajudar precisam seguir alguns critérios de coleta, criados para garantir a qualidade do sangue, entre eles: ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, não ter contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. Outras indicações e eventuais dúvidas podem ser sanadas pelo telefone 0800-642-5744.



Deixe o seu comentário