Porto Velho/RO, 23 Março 2024 16:10:23
RONDÔNIA

Fhemeron tenta sensibilizar adultos para doação de sangue

Em média doavam sangue 60 a 75 pessoas por dia. Agora comparecem ao órgão cerca de 40 a 50 pessoas.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 10/10/2017 às 05h15min

Na semana da criança, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) faz apelo aos adultos para aumentar o estoque de sangue tendo em vista o número significativo de crianças fazendo tratamento de quimioterapia e radioterapia e consequentemente necessitando de sangue, principalmente o hemocomponente plaquetas.

O estoque da fundação está abaixo da média dos tipos sanguíneos O + (mais utilizado em cirurgias) e O – (considerado um sangue raro). Só para se ter uma ideia, até as 9h de ontem compareceram 15 doadores voluntários, sendo que oito tinham tipo de sangue O + e nenhum doador O -.

Para manter o estoque em nível satisfatório são necessárias 150 bolsas de sangue por dia, e nas últimas semanas foram 80 bolsas no estoque para atender às unidades de saúde de Porto Velho e outras regiões do Estado. “Temos observado a diminuição gradativa da vinda espontânea das pessoas para doação voluntária. Isso nos preocupa muito”, destacou o diretor-presidente da Fhemeron, Sid Orleans. Em média doavam sangue 60 a 75 pessoas por dia. Agora comparecem ao órgão cerca de 40 a 50 pessoas.



Deixe o seu comentário