BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Fiero quer ampliar pacto pela educação

Presidente da entidade destacou a importância da sociedade para discutir o assunto.

Publicado: 23/03/2017 às 07h10

Presidente da Fiero, Marcelo Thomé e o vice-governador Daniel Pereira debateram o assunto

A proposta feita pelo presidente do Sistema Fiero, Marcelo Thomé abriu os trabalhos da primeira reunião do Conselho de Governança do Movimento Rondônia pela Educação deste ano. Realizada segunda-feira, 20, no salão de convenção da Casa da Indústria, com a participação do vice-governador Daniel Pereira, do deputado estadual Aélcio da TV, do secretário estadual de Educação, Florisvaldo Alves da Silva, da coordenadora estadual do Movimento, Raquel Serbino, de representantes da Fecomércio, Senac, Faculdade São Lucas, Grupo Objetivo, Senai, Ifro, Unir, TRT-RO, Ministério Público, dentre outros.

Para o presidente Marcelo Thomé, o Movimento precisa se fortalecer por meio de um pacto, cujo objetivo é melhorar a educação no Estado, acabar com o analfabetismo, dentre outras ações.

“Reitero minha indignação e solicito a todos o engajamento nas ações para acabarmos com este grande mal”, declarou. O vice-governador Daniel Pereira ressaltou a educação como ferramenta de mudanças para o desenvolvimento e o resgate da cidadania. “A educação de qualidade pode ajudar na diminuição da violência, mas é preciso encontrar meios para atrair os jovens, formas de incentivo e a garantia de um futuro promissor”, disse.

Em seguida, o titular da Seduc-RO apresentou o projeto do governo Estadual para a modernização do ensino. A proposta é visitar as escolas e ouvir alunos, pais e professores. “A iniciativa da Fiero vai transformar Rondônia em estado modelo em educação”, garantiu. A diretora-geral de educação da Seduc-RO, Angélica Ayres falou dos projetos do governo Estadual voltados à educação, dentre eles, a ampliação do Ensino Médio com mediação tecnológica e finalizou dizendo que o Movimento está construindo um espaço ímpar e rico em prol da melhoria da educação.

O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particular do Estado de Rondônia – Sinepe/RO, Augusto Pellúcio apresentou números e estatísticas para reflexão sobre a educação no âmbito das instituições públicas e privadas. Pellúcio expressou preocupação com a queda do número de matrículas no Estado e pediu a parceria do governo do Estado para o fortalecimento e a melhoria da educação.

Parceria na capacitação dos professores

Já o procurador de justiça do Ministério Público de Rondônia e diretor do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Usuários dos Serviços de Educação (Caop-Educação), Rodney Pereira de Paula argumenta que dados estatísticos, números e informações são importantes para trabalhar, fazer planejamento e gestão em educação. Contou que há dois anos recebeu a incumbência de criar um órgão para tratar especificamente da educação.

Marcelo Thomé completou afirmando que o cenário da educação precisa mesmo de uma profunda reflexão, porém, atrelada a ações efetivas. Para ele falta gestão. “Temos de ajudar o Estado para uma gestão mais eficiente, é preciso resgatar a dignidade da educação. As melhores redes estão prontas – numa referência ao Senai, Senac, Ifro -, basta nos conveniarmos. Esta é a proposta”, falou.

A coordenadora estadual do Movimento, Raquel Serbino reiterou compromisso da Fiero e do Movimento com a educação. Para ela, o docente precisa chegar na escola com conhecimento da realidade do ensino. “O fundamental é formar professores melhores por meio da educação continuada. Concordo com as palavras do Carlos Henrique, do Ifro, de que os professores estão sem estíimulo”.

O presidente da Fiero destacou a importância de articular a sociedade para discutir o assunto educação e ao mesmo tempo ajudar o Estado e os municípios a melhorarem a educação em Rondônia. “Tenho certeza que estamos atingindo os objetivos de forma democrática, bem articulada e cada vez mais é perceptível à disposição e energia de cada um em ajudar neste objetivo”, finalizou Marcelo Thomé.

Por Assessoria

Deixe o seu comentário