Porto Velho/RO, 26 Março 2024 03:46:06

Política &

coluna

Publicado: 14/09/2018 às 18h53min

A- A+

Foi como falar de corda em casa de enforcado

1-Sob nova direção O ministro José Antonio Dias Toffoli é o novo presidente do STF. Muito se diz dele em função de ter advogado para..

1-Sob nova direção

O ministro José Antonio Dias Toffoli é o novo presidente do STF. Muito se diz dele em função de ter advogado para o PT e ter exercido cargos no governo petista, mas é sua hora. Seu vice é o ministro Luiz Fux. Que Deus os ilumine e que possamos viver uma era de paz e justiça. Aliás o tema do discurso de posse do Toffoli foi a harmonia.

2-Conta difícil de fechar

O presidente da Câmara Rodrigo Maia avisa que o reajuste de salários do STF pode não passar. “Acho que está na hora errada, o espaço orçamentário é pequeno e às vezes, um benefício de longo prazo pode gerar uma superinflação, que vai comer todo esse benefício. A gente tinha que ter paciência. Se for o caso, deixa aprovado para daqui a dois anos.” Mas é preciso debater: “sou presidente da Câmara, não o dono. O Judiciário vai encaminhar a proposta, o Temer já encaminhou e temos que discutir, não tem jeito.” É um acinte falar sobre essa baboseira no Brasil dos desempregados.

3-Um refresco na conta

O ministro Fachin do STF atendeu o pleito e Rondônia vai pagar em 24 meses os valores das parcelas da dívida do Beron que foram suspensas por conta da enchente de 2014. A Uiã, madrasta, cobrava o valor total de R$126 milhões numa só tacada, à vista. “É um alívio para o Estado porque na conjuntura econômica não há unidade que possa honrar um pagamento desta magnitude. Rondônia como bom pagador que é, quer manter os pagamentos, porém dentro do limite prudencial”, disse o governador Daniel Pereira. Além de parcelar a dívida, Fachin mandou a União devolver os mais de R$ 45 milhões que já tinham sido retidos para quitação do valor em aberto. Uffffa!

4-Saia justíssima

Foi como falar de corda em casa de enforcado. Durante a posse de Dias Toffoli como presidente do STF, o ministro Luís Barroso, falando como representante dos ministros do tribunal, bateu firme na corrupção. “O Brasil vive um momento difícil, abalado por uma tempestade, política, econômica e ética”, disse. “Estou convencido de que vivemos um momento de refundação do país. Há na sociedade civil uma imensa e emocionante demanda por integridade, por idealismo e por patriotismo”. Com ouvidos atentos Temer e Eunício Oliveira dentre outros tantos, faziam cara de paisagem…

5-Ciro em Porto Velho. De novo

Ele esteve aqui em fevereiro e volta hoje talvez no melhor momento de sua campanha surfando numa curva ascendente ainda que sem tempo de televisão, sem mudar a fala e pilotando algumas ideias diferentes, mas extremamente populares como limpar o nome dos devedores que estão no SPC. Com Bolsonaro na cama, Alckimin patinando sem sair do lugar, Marina emagrecendo e Haddad em crise de identidade, Ciro come pelas beiras. A língua afiada, respostas para tudo e na hora. Olha que de repente…

[email protected]


Deixe o seu comentário

sobre Política & Murupi

Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.