Porto Velho/RO, 25 Março 2024 11:47:14

A força dos governadores da Amazônia Legal

Importante para Rondônia e Região Norte, o 14º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, representa a união de forças.

Por Marcelo Freire
A- A+

Publicado: 06/05/2017 às 06h25min

Importante para Rondônia e Região Norte, o 14º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, realizado ontem em Porto Velho, representa a união de forças em defesa do desenvolvimento sustentável da região. O governador Confúcio Moura (PMDB), ao recepcionar os governadores, afirmou que os entes que cobram a preservação ambiental fazem discurso demagógico, e pediu que fizessem mais investimentos.

Confúcio já havia se manifestado sobre esse tema em um encontro promovido em 2013 ao participar do Fórum Estadão Regiões Norte com governadores da Amazônia. Na época, o peemedebista já defendia mais rigor na realização de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) antes da construção de usinas na Amazônia. Disse naquela ocasião da importância de usinas para Amazônia no impulso econômico, mas lembrou dos problemas sociais para prefeitos e governadores.

Ele alertou na época que com o funcionamento das usinas, Rondônia perderia milhões por ano com ICMS do óleo que era utilizado na produção de energia através de termoelétricas. Hoje a produção de energia abastece as grandes indústrias. Rondônia e demais Estados da Região Norte estão fazendo, mas falta sempre uma contrapartida do Governo Federal no sentido de olhar de forma diferenciada aos Estados da região.

Instalada no meio da floresta amazônica, a Zona Franca de Manaus, ajudou na preservação da floresta, mas a crise econômica produzida pelos escândalos de corrupção, acabou gerando demissões de centenas de pessoas nos últimos meses. Para onde vai essa mão de obra? Essa é a maior preocupação e deve ser também do Governo Federal.

Quem sofre com o atual cenário são os governadores e prefeitos, cujas suas receitas orçamentárias estão cada vez mais reduzindo por conta dos cortes de recursos por parte da União.

A Amazônia tem tudo para se tornar uma região promissora. A empresa Natura, por exemplo, começou a explorar a floresta de forma sustentável, mas faltam políticas públicas para o trabalho ter uma sequência promissora.

O encontro de governadores realizado ontem em Porto Velho é importante para levantar esses temas e construir um futuro promissor para a Amazônia. Confúcio tem uma visão importante da Amazônia e seu valor para a economia de Rondônia, mas sozinho não conseguirá avançar muito. Terá de ter o apoio do seu colega de partido, o presidente Michel Temer (PMDB) para colocar em prática medidas importantes para o futuro da região.

Charge

 



Deixe o seu comentário