Porto Velho/RO, 24 Março 2024 10:47:30
PLANTÃO DE POLÍCIA

Forças Armadas realizam ‘pente-fino’ no Urso Branco

Operação foi solicitada pelo governo do Estado, e teve início na madrugada de ontem.

Por Natália Figueiredo Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 21/02/2017 às 06h00min | Atualizado 21/02/2017 às 08h26min

Operação dentro do Urso Branco é coordernada pelo Exército em Porto Velho

A 17ª Brigada de Infantaria de Selva deflagrou na madrugada de ontem, segunda-feira (20), a Operação Garantia da Lei e da Ordem dentro do Presídio Doutor José Mário Alves, o ‘Urso Branco’. De acordo com as informações, a operação foi solicitada pelo governo de Rondônia, para detectar no local armas, telefones celulares, drogas e demais materiais ilícitos.

Segundo o general do Exército Costa Neves, foram realizadas revistas utilizando detectores de minas e outros equipamentos de detecção. A ação também contou com o apoio de cães farejadores e a participação de 273 militares das Forças Armadas e 187 integrantes dos órgãos de segurança pública e agências estaduais.

Além das Forças Armadas, a Força Aérea Brasileira (FAB), o Ministério Público Militar (MPM), Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiros Militar (CBM-RO), Casa Militar do Governo do Estado de Rondônia e Secretaria de Justiça do Estado de Rondônia (Sejus) trabalharam na operação.

A operação foi solicitada pelo governo de Rondônia depois da assinatura do Decreto Presidencial, em 17 de janeiro deste ano. De acordo com o Decreto, o presidente da República autorizou o emprego das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem nas dependências dos estabelecimentos prisionais do País para realizar a detecção de materiais ilícitos e proibidos. Caberá aos órgãos do governo do Estado apreender, recolher e dar o devido destino legal aos materiais encontrados pelo Exército Brasileiro.

De acordo com o secretário de Justiça, Marcos Rocha, o Exército Brasileiro está prontificado a dar todo apoio no combate ao crime dentro dos presídios em todo Estado, mas não tem data definida para as próximas operações, devido também ao sigilo que resulta no sucesso da operação, pois sem este elemento supresa talvez os resultados não seriam tão satisfatórios.

Matéria completa acesse: Edição Digital



Deixe o seu comentário