Porto Velho/RO, 24 Março 2024 19:51:01
Diário da Amazônia

Fraude em boletos deve ser reduzida com serviço

Nova plataforma de cobrança da Febraban é realizada pela CDL Ji-Paraná.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 20/08/2017 às 05h05min

A CDL teve que atualizar o seu próprio sistema e desde julho segue as novas regras

“A entidade já foi alvo de fraude nos boletos e ao invés do valor ser creditado na conta da CDL foi encaminhado para a do fraudador”, esclareceu o coordenador de negócios da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ji-Paraná (CDL), Silvano Mastrangelo, ao falar dos benefícios da nova Plataforma de Boletos de Pagamento – Cobrança Registrada – que iniciou em julho deste ano.

Mastrangelo ressaltou que para aderir à Plataforma de Boletos de Pagamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a CDL de Ji-Paraná teve que atualizar o seu próprio sistema e desde o mês de julho segue as regras nacionais.

A nova plataforma desenvolvida pela Federação tem como principal objetivo o combate a fraudes e conta ainda com cruzamento de informações para evitar inconsistências de pagamento, identificação do CPF do pagador do boleto para fins de controle de lavagem de dinheiro e maior transparência na relação com o consumidor.

De acordo com Francilene Seguro, coordenadora do financeiro da CDL, outra vantagem do sistema é que após o vencimento o pagador não precisa ir até o banco emissor quitar seu débito ou atualizar o vencimento.

A Plataforma permite pagar boletos vencidos em qualquer agência bancária, visto que a atualização é diretamente pelo banco emissor. “Anteriormente as empresas, inclusive a CDL, emitiam boletos apenas para um banco e a agência bancária só era informada deste documento quando o mesmo era compensado. Na nova regra, os boletos serão emitidos e automaticamente os bancos serão informados da existência do mesmo”, disse.

Fraudes

A medida adotada busca reduzir os índices de fraudes que só em 2015 foram registrados R$ 374 milhões. Segundo a Febraban, a emissão de boletos vem crescendo. (AI)



Deixe o seu comentário