Porto Velho/RO, 21 Março 2024 18:28:34
Diário da Amazônia

Gerentes relatam clima de ‘terror’ em banco

Problema é causado pela postura do novo superintendente do Banco do Brasil.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 17/10/2017 às 05h10min

Sindicato acusa novo superintendente da instituição de assédio moral contra os trabalhadores

O Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (Seeb-RO) encaminhou ontem um ofício à Divisão de Coordenação e Apoio às Gepes (Dipes), relatando a gravidade da situação que estaria ocorrendo em todas as unidades do Banco do Brasil, análoga a assédio moral coletivo no trabalho.

O problema está sendo causado pela postura do novo superintendente do banco, em Rondônia, que tomou posse há pouco mais de um mês. De acordo com as denúncias, o gerente tem adotado uma postura violenta e truculenta com os trabalhadores.
No ofício, o sindicato afirma que tem recebido inúmeros relatos de gerentes-gerais e de contas/carteiras sobre a postura do novo superintendente, que estaria agindo de forma caracterizada como abusiva e ofensiva em relação aos subordinados, impondo metas absurdas e irrealizáveis, sendo que, constantemente, cobra por telefone ou mensagens, os resultados, quase sempre de forma agressiva e ameaçadora.

No documento a entidade relata ainda alguns tipos de situações, como a ocorrida, como na primeira reunião gerencial quando o novo superintendente fez questão de relatar que a última medida dele, no último dia de trabalho no posto anterior que ocupou, foi descomissionar um gerente por improdutividade.

Na mesma reunião, ele “alertou” sobre a importância de se cumprir as metas sob pena de “degola” e para não deixar dúvidas, colocou a mão em posição de continência e a passou pelo pescoço, no clássico gesto que significa “rolar cabeças”.

Outra característica que chama a atenção é de que, diferente de superintendentes anteriores, este cobra não só os gerentes gerais, mas liga diretamente para os gerentes de carteiras, fazendo a mesma pressão agressiva e desrespeitosa. Além disso, já virou “folclore de terror” entre os gerentes, as visitas que o superintendente faz às agências, onde vistoria desde o capacho (tapete na entrada) até a limpeza e organização das unidades, não raro chamando ainda a atenção do gerente na frente de todos, em alto e bom som.



Deixe o seu comentário