Porto Velho/RO, 23 Março 2024 20:44:04
Diário da Amazônia

Governador diz que RO vai duplicar riqueza

Confúcio quer realizar alguns ajustes na MP da regularização fundiária.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 07/01/2017 às 05h05min

Governador Confúcio Moura na entrega de títulos definitivos a moradores de Cabixi

O estado de Rondônia duplicará sua riqueza em cinco anos no momento em que regularizar totalmente as pequenas e médias propriedades rurais. Foi o que que disse o governador Confúcio Moura (PMDB) nesta semana, ao anunciar que irá articular alterações na Medida Provisória 756, de 23 de dezembro de 2016, que dispõe sobre regularização fundiária e urbana em todo o Brasil, para que o trabalho do programa federal Terra Legal tenha mais agilidade.

“Não fiquei muito satisfeito com a MP. Por isso vou trabalhar com alguns ajustes no Congresso Nacional. Neste mês pretendo ter uma audiência com o presidente do Senado, Renan Calheiros, para pedir que escolha um relator da MP sensível às alterações. Com a mudança, vamos, com absoluta certeza, dar um salto incrível no Estado, nos próximos dois anos”, afirmou Confúcio Moura.

Segundo ele, existem impedimentos na regularização fundiária que passam por conflitos entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Terra Legal. “Queremos facilitar o trabalho do Terra Legal. Têm impedimentos na regularização que são as chamadas cláusulas resolutivas envolvendo documentos antigos que o Incra expedia. Eliminando essas cláusulas, com certeza a regularização fluirá mais, iremos reduzir as ações judiciais, as quais serão devolvidas para a área administrativa. Aí vamos resolver muita coisa”, garantiu.

O governador lembrou como um componente diferenciado e que “nenhum outro Estado brasileiro tem”, que é a existência de cerca de 100 mil pequenas e médias propriedades rurais, que amplamente documentadas favorecem os indicadores sociais e econômicos de Rondônia.

“Vamos reduzir o crime, a violência rural, os conflitos agrários e aumentar a riqueza, o patrimônio, o recurso de captação nos bancos e aumentar a produção”, avaliou, acrescentando que a agricultura familiar deve ser estimulada porque é fonte de produção de alimentos no dia a dia e geradora de emprego para muitas pessoas.



Deixe o seu comentário