Porto Velho/RO, 21 Março 2024 16:42:51
Diário da Amazônia

Governador fala sobre desafios da região Norte

Confúcio apresenta hoje painel durante evento sobre a Amazônia Legal, em Belém.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 22/06/2017 às 05h00min

Governador Confúcio faz palestra no final da tarde de hoje em evento em Belém

“Os Desafios e Soluções factíveis para o Desenvolvimento da Região Norte” é o tema que o governador Confúcio Moura (PMDB) aborda hoje, a partir das 16h15, como palestrante convidado do Tribunal de Contas da União (TCU) no evento “Diálogo Púbico – Amazônia Sustentável: Desafios para o Desenvolvimento Socioeconômico,” que acontece até amanhã, em Belém (PA).

No painel, o governador de Rondônia debaterá as possibilidades efetivas de implementação dos planos regionais de desenvolvimento, contando com participação do governo do Amapá e Ministério da Integração Nacional com moderação de representante do TCU.

Segundo a programação do evento, o objetivo é contribuir para o planejamento das ações dos governos federal e estaduais e para o desenvolvimento sustentável da região Norte, que apresenta indicadores de desenvolvimento socioeconômico inferiores à média nacional. Toda a programação ocorre no auditório do Banco da Amazônia.

O primeiro painel tem como tema “O Desafio de Desenvolver a Amazônia com Sustentabilidade”. As alternativas para a interiorização do desenvolvimento com preservação dos recursos naturais serão examinadas pelos governos do Pará e Tocantins.

O painel “Financiamento ao Desenvolvimento Regional e Visão Integrada dos Órgãos em prol do Crescimento Sustentável”, a seguir, debaterá formas de desenvolvimento econômico e social intrarregional, considerando a sustentabilidade, captação de recursos e garantiras de negócios. Dele participam representantes da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e Banco da Amazônia.

Cadeias produtivas 

O desenvolvimento das cadeias produtivas locais, a partir do aproveitamento das características intrínsecas da região amazônica, será o assunto do painel “Marca Amazônia e a Geração de Renda”. Os governos do Acre, Amazonas e Maranhão fazem parte deste painel.

O quarto painel, “Regularização Fundiária e seus Reflexos no Desenvolvimento Sustentável” tem a participação dos governos de Roraima e Mato Grosso e ainda da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados (Cindra). Serão debatidas formas de garantir a regularização da terra ao pequeno e médio produtor para que obtenham acesso às políticas públicas.



Deixe o seu comentário