Porto Velho/RO, 31 Março 2024 16:28:45
Diário da Amazônia

Governo conta votos para aprovar reforma

A menos de cinco dias para o início das discussões, a quantidade de votos é insuficiente.

Por Correio Brasiliense
A- A+

Publicado: 17/02/2018 às 06h15min

Carlos Marun diz que os votos necessários devem estar garantidos na semana que vem (Foto: Alan Santos)

O governo corre contra o tempo para conseguir o mínimo de 308 votos necessários para aprovar a reforma da Previdência. A menos de cinco dias para o início das discussões da proposta na Câmara dos Deputados, o Planalto ainda não tem certeza se conseguirá aprovar a medida.

As discussões em torno do planejamento para aprovar a reforma começaram na quinta-feira, em reunião entre o ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun, e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Do encontro saiu o compromisso de agendar duas reuniões com líderes da base, uma para amanhã, no Palácio da Alvorada ou no Jaburu, e outra para a segunda-feira, na residência oficial de Maia.

O objetivo é apurar a quantidade de votos necessários para aprovar o texto e como negociar com os indecisos. “Temos a consciência de que ainda precisamos da próxima semana para buscar os votos restantes. Eu continuo trabalhando com 40 votos, o que significa a conquista de um indeciso a cada dois”, disse Marun. Mesmo sem a quantidade necessária de votos, a reforma será colocada em pauta na terça-feira, garante Marun. “Ele (Maia) colocará o texto para começar a discussão com a leitura do substitutivo. E, obviamente, queremos ouvir os líderes e sugestões, e eventuais discussões com os integrantes da base que ainda estão indecisos”, afirmou.

A ideia é que, com o texto em pauta, seja possível fazer novas alterações ainda em plenário para, assim, conquistar o apoio restante.



Deixe o seu comentário