Porto Velho/RO, 20 Março 2024 06:23:23

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 17/06/2018 às 00h28min

A- A+

Grande por natureza

Perdido em um mar de contradições, o impopular Brasil político anseia pela privatização, jogando com força pra passar a Eletrobras adiante

Grande por natureza

A campanha movida contra os incentivos fiscais não é fato isolado nem mera perseguição à Amazônia: é parte das providências do Sudeste, com sua mania de grandeza, para pretender uma vaga na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Perdido em um mar de contradições, o impopular Brasil político anseia pela privatização, jogando com força pra passar a Eletrobras adiante, na mesma medida em que se desumaniza, demonstrando fraqueza ao desviar recursos das áreas sensíveis de educação e saúde para tapar buracos.

Para um especialista no estudo da presença do Brasil no mundo, o ex-ministro Celso Amorim, a pretensão de fazer parte da OCDE não traz o menor ganho ao país: “É para parecer rico”.

A mania de grandeza do Sudeste, porém, tromba com a desmoralização perante o mundo. Já condenado em cortes internacionais por violação aos direitos humanos dos convocados para extrair látex na Amazônia – os soldados da borracha–, acaba de perder mais dois, mortos sem ter em vida seus direitos reconhecidos. A mania de grandeza se desmoraliza na mesma proporção em que a Amazônia se afirma como grande por natureza.

…………………………….

Agenda cheia

O senador Acir Gurgacz, presidente estadual do PDT cumpriu agenda cheia na sexta-feira em Porto Velho. Participou de entrevistas a emissoras de rádio, reuniões políticas e esteve na reinauguração do terminal hidroviário de Porto Velho. Nas entrevistas ratificou sua pré-candidatura ao governo do estado e prestou contas sobre suas ações em favor da capital com a liberação de recursos através de emendas.

O canibalismo

É grande o canibalismo na disputa por cadeiras a Câmara dos Deputados em Porto Velho e os candidatos já começam a trocar acusações entre si. Resta saber quem vai sobreviver a esta disputa acirrada. Será Leo Moraes (Podemos), Mauro Nazif (PSB), Mariana Carvalho (PSDB), Lindomar Garçon (PRB)? Se houver fragmentação dos votos, a maioria deles pode sair prejudicada.

Vale do Jamari

Se a pulverização dos votos à Câmara dos Deputados em Porto Velho já é previsível o mesmo problema poderá ocorrer no Vale do Jamari, região polarizada por Ariquemes. Só de Ariquemes devem sair quatro fortes postulações: Lucas Folador (DEM), Tziu Jidaias (Solidariedade), Claudia Moura (numa sigla agregada ao MDB), Ernandes Amorim (PTB). São tigres disputando eleitores a dentadas.

A cara de pau

Em rede de suas emissoras de rádio ontem, o senador licenciado Ivo Cassol (PP) declarou que o jornalista (aqui do Diário) que trabalhou na matéria sobre o escabroso caso da licitação de água e esgoto (com sobrepreço) foi obrigado a publicar o material sob pena de ser demitido. Baita mentira, nosso editor político há anos que não fala com o senador. E vários órgãos de comunicação já publicaram a mesma denuncia.

As retomadas

Mesmo vivenciando uma crise econômica das mais bravas, Porto Velho vive a retomada de obras importantes como da Expresso Porto e da Estrada da Penal, a conclusão do viaduto da Campos Sales, a Ponte na altura do Abunã. Na sexta-feira o prefeito Hildon Chaves reinaugurou o terminal hidroviário e anunciou um pacote de obras de pavimentação, limpeza e encascalhamento pela cidade.

Via Direta

*** Uma amigo vaticinou ao governador Daniel Pereira: Até o fim do mandato você vai ficar tão careca quanto o Confúcio *** É por causa das preocupações decorrentes do cargo e a crise financeira que obriga o mandarim economizar tostões para fazer frente às demandas *** Mas no PSB, calvície não é problema, pois ao menor incomodo se socorre ao replantio das madeixas, né, Daniel e Jesualdo? *** E continuam os obstáculos para as coligações para a Câmara do Deputados ***Como é difícil encontrar patos…


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas