Porto Velho/RO, 19 Março 2024 17:04:23
Diário da Amazônia

Grupo O Imaginário apresenta “A Arma da Mulher é a Língua”

A entrada gratuita e aberta a comunidade.

Por Sílvio Santos Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 10/03/2017 às 06h10min

Espetáculo será apresentado no Tapiri, no bairro Pedrinhas

A obra poética “A Arma da Mulher é a Língua”, da historiadora Nilza Menezes, diretora do Centro de Documentação Histórica do Tribunal de Justiça de Rondônia, foi adaptada para o teatro pelo grupo O Imaginário e será apresentada hoje, às 20h, no espaço Tapiri, rua Franklin Tavares, 1353, Pedrinhas, como parte da programação do Mês da Mulher no Poder Judiciário de Rondônia. A entrada gratuita e aberta a comunidade.

O espetáculo, como o livro, faz uma arqueologia da condição feminina na sociedade. Por meio dos versos de Nilza, as atrizes dão voz às várias mulheres, em diferentes situações. Enfrentam seus traumas, medos, suas insatisfações e suas angústias. Encaram suas conquistas e impõem sua força.

Com poucos objetos, como espelhos, baús, taças de vinho, bacias d´água e lenços, elas vão construindo um cotidiano que perpassam toda uma vida. Da infância à maturidade. Do nascimento à morte. Movimentos corporais, entonações e gestos cênicos, ajudam a compor as diversas Nilzas, Amanaras, Bárbaras, Flávias, Magnas ou Vitórias que surgem do debruçar sobre o poema.

Como bem definiu a própria poeta, é muito interessante perceber as diferentes leituras de um mesmo poema. “Temos a sensação de que são criações autônomas, que não dependem do autor para que aconteçam”. No caso do espetáculo, os poemas ganham voz, vigor, vida e nos dizem que é preciso usar a arte como arma contra o preconceito, contra o desigualdade, contra todos os tipos de violações e violência.



Deixe o seu comentário