Porto Velho/RO, 26 Março 2024 04:43:36
Diário da Amazônia

GYD promove mutirão para doação de sangue em Cacoal

O projeto Vida por Vidas é uma iniciativa da Igreja Adventista.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 18/03/2017 às 06h20min

A transfusão de sangue teve início em 1665 através de testes em animais, em Oxford, no século XVIII por Richard Lower. Mais tarde houve mais testes, inclusive em humanos, e hoje é usada para salvar vidas.

Mesmo que a doação dure, em média, 15 minutos, menos de 2% da população brasileira doa sangue anualmente e “cerca de 60% a 70% desse total vinculam sua doação a um amigo ou parente. Nos países desenvolvidos, 7% a 8% da população doa sangue de forma voluntária e habitual.

Cacoal

Com essa realidade, o estoque dos hemocentros do Brasil oscilam muito em relação ao nível de doadores. A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron), por exemplo, para se manter com o estoque abastecido, precisa de 100 bolsas de sangue todos os dias, mas consegue, em média, 70 bolsas. Contudo, esse número varia em datas comemorativas, como o Carnaval e feriados prolongados, quando o número de acidentes costuma ser maior.

Pensando em amenizar essa realidade e atender ao próximo, os jovens adventistas incorporaram ao projeto Global Youth Day o projeto Vida por Vidas, que estimula a doação de sangue. A coleta vai acontecer amanhã, 18 de março, na Igreja Adventista do Sétimo Dia – rua Rio Branco, 2145, em frente à praça municipal, das 8h às 17h.

O projeto Vida por Vidas é uma iniciativa da Igreja Adventista e existe desde 2005 com o objetivo de contribuir com os hemocentros por meio da doação de sangue. Além da doação, também será feito o cadastramento para a doação de medula óssea.

Evento de celebração

Já o Global Youth Day é o dia de celebração dos jovens adventistas ao redor do mundo. “A ideia é criar um movimento global, em que os nossos jovens estarão envolvidos em iniciativas que promovam a compaixão, como doar sangue, visitar asilos e outras ações. Na América do Sul, de modo especial, nossa intenção é realizar uma onda de doações de sangue”, explica o pastor da Igreja Central de Cacoal, Washington Ferreira.

Parceria antiga

Segundo a assistente social da Fhemeron em Cacoal, Maria José Ramos, essa parceria existe desde 2005 e tem servido de grande ajuda. “A Fhemeron é a única instituição pública responsável pela coleta de sangue em todo o estado de Rondônia. A parceria da Igreja Adventista, que vem de longa data, nos ajuda a manter o estoque no nível que procuramos”, declara.

Proposta

A responsável pelo Vida por Vidas em Cacoal, Delvita Martins, explica a proposta da iniciativa. “Esse projeto acontece em oito países da América do Sul desde 2005 e o que queremos é levar ajuda à sociedade, suprindo a carência de sangue para atender aos que necessitam.”(AI).



Deixe o seu comentário