Porto Velho/RO, 20 Março 2024 12:51:22
Diário da Amazônia

Hemocentro regional amplia atendimento

O objetivo é manter o estoque de sangue estável no período de carnaval em várias cidades.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 07/02/2018 às 07h10min

Atualmente, em média 20 doadores comparecem diariamente na unidade para doação

Hoje (7) e amanhã (8), o Homecentro Regional de Ji-Paraná atenderá em dois períodos, excepcionalmente para receber os doadores de sangue. O objetivo é manter o estoque de sangue estável no período do carnaval que começa no próximo final de semana. O Hemocentro atende na região central do Estado mais de 15 municípios, além de também apoiar outras regionais como por exemplo, Porto Velho. A informação é da enfermeira Edenice Thomas.

De acordo com Idenice Thomas, atualmente as condições de estoque de sangue na unidade de Ji-Paraná são consideradas estável, mesmo assim, se faz necessário conclamar a população, não somente deste município mas, principalmente, das cidades da região central de Rondônia para que pratique este gesto de solidariedade que é doar sangue. Ainda segundo Idenice Thomas, o atendimento hoje e amanhã será nos dois períodos sendo das 7h às 13h e das 14h às 18h. “Aqui, sempre estamos precisando de sangue para salvar vidas”, declarou.

O Hemocentro de Ji-Paraná atende uma região entre os municípios de Jaru e Presidente Médici, entre os quais, Ouro Preto, Theobroma, Nova União, Mirante da Serra, Vale do Paraíso, Urupá, Teixeirópolis, Jorge Teixeira e Vale do Anari, além de todos os seus distritos. Atualmente, em média 20 doadores comparecem diariamente na unidade para doar sangue, mas de acordo com a enfermeira, o ideal seria ao menos que este número chegasse a 30 doações diárias. “O nosso pedido é que essa ação solidária não aconteça somente nos períodos de festas, mas sim, durante todo o ano. “Todos os dias temos sempre alguém precisando de sangue”, afirmou.

Principais requisitos

Para poder doar sangue a pessoa precisa ter entre 16 e 18 anos incompletos (com consentimento dos pais ou responsáveis legais). Ter até 70 anos, sendo que a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60 anos. Ter peso igual ou superior a 50 quilos, estar alimentado, mas evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas, estar bem de saúde. Ingestão bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.



Deixe o seu comentário