BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

HICD deve ampliar capacidade de leitos

Investimentos de R$ 26 milhões serão utilizados para ampliar o número de leitos.

Publicado: 26/01/2018 às 06h35

Pacientes da capital e do interior buscam atendimento junto ao hospital infantil (Foto: Marcelo Gladson/Secom)

Com 130 leitos, mais dez de terapia intensiva (UTI), dos quais um é de isolamento, o Hospital Infantil Cosme e Damião deverá dobrar o número de leitos com os R$ 26 milhões destinados pelo Governo Federal. Além disso, serão construídos um centro cirúrgico, enfermaria para pós-operatório, ala oncológica e uma central de materiais. “Hoje nosso centro cirúrgico e a oncologia infantil funcionam no Hospital de Base.

Com esta reforma tudo ficará concentrado na estrutura do HICD”, destacou pediatra Fernanda Bressan, responsável pela Gerência Médica. Virose comum, diarreia e gastroenterite estão entre as ocorrências mais comuns registradas neste período no Hospital Estadual Infantil Cosme e Damião, em Porto Velho, que em 2017 atendeu a 59.163 crianças, 3.813 a mais que no ano anterior, quando foram assistidas 55.350. Conforme a pediatra Fernanda Bressan, o aumento do número de crianças atendidas no ano passado é atribuído à mudança de prefeito na capital e às reformas realizadas, quando na dúvida para onde se dirigir com o filho, os pais optavam pelo HICD, referência na região Norte no atendimento de casos de média e alta complexidade. “Pelo menos 90% do nosso atendimento é de problemas de baixa complexidade, que podem ser tratados nos postos de saúde. Mas se a criança chega ao HICD, não há como negar atendimento”, ponderou a médica, ressaltando que são atendidas crianças não só de Rondônia, mas do Amazonas, Mato Grosso e Bolívia. “No período de seca os casos mais comuns são de doenças pulmonares provocadas pela fumaça ou poeira, enquanto no período de inverno são as doenças abdominais, especialmente gastrointestinais, como diarreia e vômitos”, completou.

O hospital infantil funciona 24 horas por dia com especialistas, como cirurgião pediátrico, cirurgião geral, nefrologista, urologista, otorrino, reumatologista, psicólogo, fisioterapeuta, farmacêutico, assistente social, fonoaudiólogo, cirurgião torácico, cardiologista pediátrico, ortopedista pediátrico, enfermeiros e técnicos.

Por Assessoria

Deixe o seu comentário