Porto Velho/RO, 29 Março 2024 13:24:20
Diário da Amazônia

Ibama comemora 29 anos de atuação

Em Rondônia, o Ibama reúne todos os servidores nas atividades de comemoração.

Por Jaylson Vasconcelos Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 23/02/2018 às 06h55min

Servidores do Ibama em Rondônia participaram de palestras na tarde de ontem (Foto: Roni Carvalho/Diário da Amazônia)

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comemorou ontem 29 anos de implementação no Brasil. A autarquia Federal é um dos principais órgãos que atuam na preservação do meio ambiente. Ontem, durante solenidade de abertura das atividades, o superintendente Carlos Alberto Paraguassu Chaves, falou sobre a importância do órgão no Estado. A solenidade também teve o objetivo de prestigiar e dar o reconhecimento aos servidores do órgão.

Foram reservados dois dias de comemoração e na tarde de ontem o evento ainda contou com uma palestra para conscientizar na diminuição de resíduos nos órgãos públicos, ministrada pela agente em Educação Ambiental Adirleide Dias. Segundo ela, é necessário que exista consciência no uso e descarte dos resíduos. “É muito importante conscientizar os servidores a diminuir a quantidade de resíduo produzido nos órgãos públicos. É uma forma de incentivar as pessoas tanto a diminuir a quantidade de resíduos, como descartar os resíduos corretamente, incluindo o trabalho feito pelos catadores”, disse a palestrante.

Segundo apontam os dados de pesquisa feita pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Rondônia ocupa o quarto lugar no ranking de Estados com maior índice de desmatamento. Sobre o cenário ocupado em Porto Velho e a queda de recursos nos investimentos em ações do órgão, o superintendente Carlos Alberto Paraguassu explicou que o Ibama trabalha com o orçamento impactado desde o ano passado, mas manteve as ações. “Nós fazemos ações a curto, médio e longo prazo, sempre procurando otimizar os nossos esforços. Trabalhamos em parceria com diversas instituições, dentre as quais a Polícia Federal e o Exército, então com esta otimização de esforços e recursos continuamos em plena atividade das nossas fiscalizações, sem deixar que elas sofram prejuízos”, acentuou.

Paraguassu informou que o Ibama realiza ações de fiscalização contra o crime organizado, desmatamento ilegal, garimpo ilegal e contaminação dos rios pela garimpagem ilegal, e ainda investe em programas de prevenção, por meio da educação ambiental formal e informal, além da prevenção do fogo. “Sabemos que no período de seca todo o País sofre com as queimadas. Porto Velho registra altos índices, por isso sentimos necessidade de aumentar o nosso contingente de brigadistas e este ano mais duas novas instalações de brigadas no Estado serão concluídas”, mencionou.

O Ibama firmou acordo de cooperação com a prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e a partir deste ano será disponibilizada maior quantidade de bombeiros civis treinados pelo Prevfogo para atuar durante o período das queimadas”, informou o superintendente. As atividades pelos 29 anos do Ibama serão complementadas hoje com homenagem aos servidores aposentados, como forma de gratidão pelo empenho e trabalho prestado durante o período de serviço.



Deixe o seu comentário