Porto Velho/RO, 25 Março 2024 02:36:55
RONDÔNIA

Ifro abre inscrições para 2.438 vagas

O prazo para as inscrições se estende até o dia 27 de novembro no site do Iinstituto.

Por Daniela Castelo Branco Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 10/10/2017 às 05h10min

A diretoria anunciou ontem a abertura do processo seletivo e a inclusão de novos cursos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) lançou ontem o Processo Seletivo Unificado 2018/1. As inscrições serão feitas on-line até 27 de novembro, no site do Ifro, para o acesso às 2.438 vagas divididas em três níveis de ensino (Integrado ao Ensino Médio, Subsequente e Graduação), em 30 cursos para os nove campi nos municípios de Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Jaru, Ji-Paraná, Guajará-Mirim e Vilhena. O resultado final será divulgado no dia 20 de dezembro no site do Ifro e as matrículas dos aprovados iniciam no dia 8 de janeiro de 2018, com previsão para início das aulas no dia 5 de fevereiro de 2018. Para o reitor Uberlando Leite, o instituto se diferencia no quesito qualidade de ensino, pesquisa e extensão e, além de promover a mobilidade nacional dos alunos, possibilita a mobilidade internacional, com vivências ativas da realidade do mercado de trabalho. É o caso da aluna Laura Viana, do 4º ano do Curso Técnico de Edificações, que tem uma vivência de ensino universitário e já participou de pesquisas em nível internacional. “O Ifro é como se fosse uma instituição universitária. Eu também tive a oportunidade de vivenciar a realidade do universitário no dia a dia, que é justamente participação em projetos de pesquisa e extensão. Então, aqui a gente aprende, por exemplo, a escrever um artigo científico e a elaborar um projeto de pesquisa. Além disso, o instituto torna possível que tenhamos oportunidades bem diferentes das escolas públicas estaduais como, por exemplo, a possibilidade do aluno ser contemplado com mobilidade estudantil, que oferece intercâmbio para várias partes do País. Eu mesma já tive a oportunidade de realizar pesquisa em Portugal por três meses pelo Ifro e recentemente eu também fui selecionada pra realizar um projeto de pesquisa no Instituto Federal de Brasília”, destaca Laura.

Agronomia tem nota máxima no Enade

O reitor Uberlando Leite diz que o Instituto Federal, levando em conta o fator referência os exames do Enem, está nas primeiras colocações em todos os campi. “Além disso, mais de 70% dos alunos que estudam no Ifro ingressam no mercado de trabalho e, em nível superior, mais de 80%. Todos os cursos avaliados pelo MEC tiveram nota 4. Lembrando que no Brasil, 4 e 5 são cursos de excelência. Acabamos agora de receber o resultado do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) 2016, em que nosso curso de Agronomia ficou em primeiro lugar com nota máxima (5) na Região Norte inteira. Nós temos hoje um corpo docente qualificado, uma infraestrutura muito boa e esse é o nosso diferencial”, pontua Leite.O reitor Uberlando Leite diz que o Instituto Federal, levando em conta o fator referência os exames do Enem, está nas primeiras colocações em todos os campi. “Além disso, mais de 70% dos alunos que estudam no Ifro ingressam no mercado de trabalho e, em nível superior, mais de 80%. Todos os cursos avaliados pelo MEC tiveram nota 4. Lembrando que no Brasil, 4 e 5 são cursos de excelência. Acabamos agora de receber o resultado do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) 2016, em que nosso curso de Agronomia ficou em primeiro lugar com nota máxima (5) na Região Norte inteira. Nós temos hoje um corpo docente qualificado, uma infraestrutura muito boa e esse é o nosso diferencial”, pontua Leite.Desde 2016, o Ifro utiliza a metodologia on-line para inscrição. A classificação será feita através das notas obtidas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, de acordo com o nível de ensino cursado, constantes no Histórico Escolar, inseridas pelo candidato no ato da inscrição. Para este ano, o instituto federal traz para o Nível Médio de Ensino que serão ofertadas 40 vagas para o curso técnico em Alimentos Integrado no Campus de Jaru e 40 vagas para Técnico em Informática Integrado ao EJA no Campus de Guajará-Mirim.

Novidades no ensino superior

Para o Nível Superior, o instituto disponibiliza mais seis cursos, totalizando 250 vagas. Para bacharelado, o Campus Ariquemes iniciará o ano com o curso de Engenharia Agronômica (40 vagas), o Campus Porto Velho – Calama, com o curso de Engenharia Civil (40 vagas) e no Campus Ji-Paraná, com o curso de Engenharia Florestal (50 vagas). Já para licenciatura, o Campus Cacoal traz a novidade do curso de Geografia, ofertando 40 vagas.

Todos os cursos ofertados no PSU 2018/1 (Processo Seletivo Único) são públicos e gratuitos, não havendo nem mesmo cobrança em relação à taxa de inscrição ou matrícula para participar do processo seletivo. Para a inscrição, o candidato deve apresentar seus documentos pessoais (CPF, RG) e documento escolar com as notas ou equivalente. Inscrições e informações no site da IFRO: http://ifro.edu.br/



Deixe o seu comentário